Ação contra a dengue no Morro de Santo Antonio

Agentes fizeram borrifação de inseticida e distribuição de folhetos informativos

Sábado, 16/04/2011 | .

 


A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) realizou no sábado, 16 de abril, uma ação de prevenção contra a dengue no Morro de Santo Antônio, no centro de Angra dos Reis. Cerca de 30 agentes da Diretoria de Vigilância Ambiental atuaram no local e o trabalho foi concluído no início da tarde. Aproximadamente 70% dos 827 imóveis foram visitados e o restante permaneceu fechado.


“Além da equipe no Morro de Santo Antônio temos outra na Monsuaba, intensificando o combate à dengue em nossa cidade”, disse a coordenadora de Fatores de Riscos Biológicos da Fusar, Michele Máximo. Os funcionários fizeram borrifação de inseticida nas casas e ruas, mobilização dos moradores e distribuição de folhetos informativos sobre a dengue.


Os principais cuidados que a população deve ter para prevenir a doença são: impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti, evitando que a água fique acumulada em recipientes como pneus, garrafas plásticas, vasos de plantas, caixas d´água sem tampa e piscinas sem tratamento da água, entre outros.


No folheto há informações sobre os sintomas da dengue, que são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. A pessoa com dengue também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Neste caso, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa e beber muito líquido.


Michele Máximo informou também que no mês de abril, até o dia 12, foram notificados 32 casos de suspeita de dengue em Angra dos Reis, mas nenhum confirmado no período. De janeiro a 12 de abril o total de notificações de suspeita de dengue é 1.494, com 344 casos já confirmados.


Segundo dados oficiais da Fusar e do Ministério da Saúde, cerca de 30% das notificações de suspeitas de dengue são confirmadas. Como Angra dos Reis segue rigorosamente o protocolo de atendimento do Ministério, a cidade está em 17º lugar no estado do Rio de Janeiro, em número de casos confirmados.

Secretarias relacionadas: