A subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, em parceria com a Defesa Civil de Angra, encerrou na sexta-feira, 15, o curso “Servidor voluntário”. O secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, assistiu parte da última aula, mas por questões de agenda não pôde prestigiar a entrega dos certificados, feita pelos agentes operacionais Thaís dos Reis, Felipe de Assis, pelo coordenador de Integração Comunitária, Marco Oliveira e pela gerente de Treinamento, Rosa Martins.
O subsecretário de Defesa Civil, José Lucas, fez uma breve apresentação para os concluintes, mas também motivado por outros compromissos não pôde participar do final da aula. Ele afirmou que “a importância do curso é a capacitação de nossos servidores. Até hoje, temos mais de quatro mil qualificados”. No encerramento do curso, a Defesa Civil também entregou a cada participante uma camisa e um boné da instituição, identificando o portador como voluntário.
O curso foi aberto pela gerente de Treinamento, Rosa Martins. “Os instrutores são da Defesa Civil de Angra, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Eletrobrás Termonuclear e integrantes do grupo Alcoólicos Anônimos, de Angra”, disse. As aulas foram voltadas para todos os funcionários da prefeitura e a duração total do curso foi de 15 horas/aula, no período noturno.
Rosa também explicou na apresentação que a subsecretaria está enfatizando a importância do treinamento e do aperfeiçoamento do servidor municipal. A coordenadora de Treinamento, Flávia Almeida, informou que a subsecretaria está sempre oferecendo cursos para os servidores, e que novas turmas serão abertas.
Com cerca de 60 inscritos, segundo a subsecretaria de Treinamento, a primeira aula versou sobre dois temas: “Ações da Defesa Civil – Lutas, vitórias e conquistas” e “Prevenção e extinção de incêndios”. Na terça-feira, o assunto foi Atendimento Pré-Hospitalar (APH), com apresentação de conceitos sobre o socorrista e as regras de socorro.
A primeira palestra do curso foi feita pelo agente operacional da Defesa Civil, André Luís, sobre “Ações da Defesa Civil – Lutas, vitórias e conquistas”. Todo o trabalho da instituição na cidade e o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados foram a tônica da aula. “A Defesa Civil de Angra dos Reis é conhecida em todo o país como uma das mais qualificadas, em termos municipais”, afirmou ele.
Em seguida, ainda na segunda-feira, dia 11, o agente Vieira Maciel iniciou sua aula afirmando um dos objetivos do curso “Servidor voluntário”: “Agregar nossos colegas, servidores, para nosso trabalho. Todos vocês são muito importantes para nós”, disse ele, dirigindo-se aos participantes. Os tópicos abordados foram Ações da Defesa Civil e Combate a princípios de incêndio.
A segunda aula, realizada na terça-feira, dia 12, abordou o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), nova denominação para os primeiros socorros. O agente operacional da Defesa Civil, Hele Serafim Filho, explicou que as funções de um socorrista são estabilizar, proteger e, se possível, transportar a vítima. “É muito importante que o socorrista saiba, principalmente, identificar os riscos no local de uma ocorrência com vítima”, disse. Outros dos assuntos explicados na aula foram: cultura preventiva, percepção do risco e mudança de hábitos.
No terceiro dia de aula, o superintendente de Coordenação de Operação da Eletrobrás Termonuclear (Eletronuclear), Antônio Luiz de Barros, começou explicando o funcionamento das usinas nucleares de Angra e o plano de emergência. “O fato de existir um plano de emergência não significa, necessariamente, que o perigo seja algo imediato ou muito provável de acontecer”, disse. A questão principal, segundo ele, é a necessidade da existência do plano.
Os tópicos da apresentação de Antônio Luiz foram a geração de energia elétrica no mundo, a geração no Brasil, o funcionamento de uma usina nuclear, o funcionamento de Angra I e II e o plano de emergência. “As fontes de produção de energia elétrica não competem entre si, e sim são complementares”, afirmou. Na área da geração de energia hidrelétrica (que aproveita o potencial de quedas d´água nos rios), por exemplo, o Brasil é um dos líderes. “Nosso país até exporta tecnologia”, informou o superintendente.
O último dia do curso foi dedicado a dois temas: abrigos temporários e prevenção ao alcoolismo. A abertura da aula foi sobre abrigos temporários, a cargo dos agentes operacionais Thaís dos Reis e Felipe de Assis. Na segunda parte, integrantes do grupo Alcoólicos Anônimos, de Angra, apresentaram palestras sobre a prevenção do alcoolismo.
“Os abrigos temporários são, em Angra dos Reis, praticamente responsabilidade exclusiva do município”, informou Felipe. Os principais tópicos da aula foram sobre o planejamento de um abrigo temporário, a escolha, os recursos humanos envolvidos e os recursos materiais.
Nas duas palestras sobre o alcoolismo, os integrantes fizeram questão de ressaltar que a dependência é uma doença. “A pessoa que tem problemas com álcool deve ser tratada com dignidade e como um doente”, foi a principal afirmação.
A subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, liderada por Rita Salomão, continua com cursos abertos aos funcionários. Os interessados em informar-se podem telefonar para a subsecretaria, pelo número 3365-4651.