Festa de São Benedito em Angra dos Reis

Grande dia será na segunda-feira após a Páscoa, com alvorada,missa campal e procissão pelas ruas da cidade

Terça-Feira, 19/04/2011 | .

A tradição secular em Angra dos Reis dita  que as ruas da cidade e a igreja de Santa Luzia, todas as segundas-feiras após o Domingo de  Páscoa, deve estar em festa e  ser ocupada pelos fieis devotos de São Benedito, o segundo Padroeiro da cidade. Era nesse dia que os  antigos escravizados iam para a rua venerar o seu santo predileto, realizando um grande festejo popular, que nunca deixou de ser realizado.
  A grande festa acontece na segunda-feira após a Páscoa, dia 25, com alvorada com grupos folclóricos, saindo às 6h, do Convento São Bernardino; missa campal, às 10h, no Cais de Santa Luzia; almoço comunitário no Ceav, logo após a missa, por volra das 12h; e procissão solene,  às 17h, saindo da Igreja da ordem Terceira do Carmo.
  Logo após as celebrações religiosas, os fieis se dirigem para a grande quermesse que movimenta a cidade, antecedendo e finalizando os festejos.
 Em Angra, as  celebrações em honra ao santo foram iniciadas com o levantamento do mastro, em uma procissão que saiu da Igreja Santa Luzia, na tarde domingo, 17, em direção ao Convento do Carmo, onde os mastros de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito foram erguidos.
 População, devotos com velas nas mãos, banda de música,  anjinhos,  representantes da Irmandade de São Benedito, o festeiro do mastro José Augusto (Bijú), o rei da festa Edmilson Santana Dias e a rainha Olga Juvenal da Silva, e  autoridades como Marcos Fernando (Marcos Batata),  diretor -executivo da Fundação Cultuar,  representando o presidente Paulo Mattos, marcaram presença e acompanharam o cortejo animado pela banda de Música Jardim Sarmento.

Secretarias relacionadas: