Combate à dengue no feriado

Depois de mutirão no Bulé, a linha férrea e os bairros Balneário e Parque Mambucaba receberão a ação

Terça-Feira, 19/04/2011 | .

A Fusar, através da Superintendência de Vigilância e Saúde e da Diretoria de Vigilância Ambiental, vem organizando uma série de mutirões com o objetivo de não apenas conscientizar a população quanto à dengue, mas também atacar possíveis focos do mosquito em áreas variadas e residências.
Na primeira ação, que aconteceu nesta terça-feira, das 8h às 14h, no Morro do Bulé, foi feita a borrifação – aplicação de inseticida – e o recolhimento de resíduos, com a participação de 10 profissionais. Por acontecer numa área interditada, o mutirão contou com a participação de agentes da Defesa Civil. Hoje, 20 de abril, das 8h30 às 14h30, mais um mutirão está sendo realizado, na área relativa à linha férrea, que abrange Morro do Tatú, Parque das Palmeiras, Praia do Anil e Morro da Cruz. Trinta profissionais participam da ação, que acontece em parceria com o Meio Ambiente e o Serviço Público. Cerca de 700 casas serão visitadas, assim como focos de mosquitos receberão aplicação de fumacê. A população também ganhará esclarecimentos relativos à doença.
As próximas ações já estão agendadas. Na quinta, 21 de abril, cerca de 30 agentes visitarão o Parque Mambucaba, contando com o apoio da subprefeitura do 4º Distrito. No local serão realizadas visitas às residências e a possíveis focos do mosquito, além de aplicação do fumacê manual, através da equipe de ponto estratégico. O mutirão será realizado das 8h30 às 14h30, e a previsão é de que mil imóveis sejam visitados.
Na segunda-feira, 25 do mesmo mês, o bairro visitado será o Balneário, que receberá as mesmas ações e o mesmo número de agentes no horário similar ao do mutirão realizado no 4º Distrito – o número de casas visitadas também será o mesmo do Parque Mambucaba. Os próximos bairros visitados em abril serão: Nova Angra e Areal – dia 26 –, Camorim Pequeno e Camorim Grande – dia 27 – e Japuíba – 28. Em todas as comunidades, o objetivo da ação é o mesmo: atacar os pontos suspeitos de conter focos do mosquito e esclarecer a população em relação à doença – principalmente quanto à dengue tipo 4. Por acontecer durante o feriado, a ação possibilitará a entrada em residências que normalmente estariam fechadas – casas pertencentes a turistas e/ou veranistas.

Secretarias relacionadas: