Quinta-feira de Tilápias para a Semana Santa

Prefeitura disponibilizou a venda do peixe em 3 bairros

Quinta-Feira, 21/04/2011 | .

Quem saiu às compras procurando um bom pescado para garantir a tradição da Semana Santa encontrou uma boa oportunidade de levar para casa peixe fresco e barato. A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Atividades Econômicas, disponibilizou a venda de tilápia viva nessa quinta-feira, dia 21, no Centro, Frade e Parque Mambucaba.


 Assim como no ano passado, a Subsecretaria de Agricultura ficou responsável por coordenar as vendas. No Centro, o veículo, que é equipado com um galão com água e oxigenação para o transporte do peixe vivo, ficou estacionado em frente ao Mercado Redondo, tradicional ponto de venda de pescado de Angra dos Reis. A iniciativa, feita em parceria com os produtores, tem como objetivo incentivar a produção de tilápia, que tem crescido no município. De acordo com a subsecretaria, Angra possui aproximadamente 90 produtores. No ano passado, o município vinha produzindo 2.220kg por mês.


 – O trabalho da subsecretaria vai desde o acompanhamento da produção até o apoio logístico na venda, com a disponibilização de carros, motorista, material de transporte e divulgação – explicou Fabrício Duarte, biólogo e coordenador de Piscicultura e Projetos.


 No Centro, onde o quilo da tilápia estava sendo vendido a R$ 10, Sebastião Lopes, que trabalha em um pesque-e-pague no Bracuí, acompanhou a venda de sua produção.


 – A produção tem sido boa e a prefeitura tem nos apoiado bastante. Inclusive, recentemente consertou a estrada, o que favoreceu a produção e facilitou o nosso trabalho – afirmou Sebastião. O pesque-e-pague onde trabalha fica localizado na Estrada dos Índios. De acordo com o piscicultor, 40kg já haviam sido vendidos logo nas primeiras duas horas.


 – Além de incentivarmos a produção, com esta ação também estamos incentivando o consumo de peixe, que é barato e rico em proteínas de alto valor nutritivo – acrescentou Fabrício Duarte.  


 A tilápia é um peixe de água doce e seu peso pode variar de 700g a 1,2kg. De acordo com o biólogo, as condições naturais de Angra, como água em boa quantidade, qualidade e temperatura, favorecem a produção.

Secretarias relacionadas: