A Prefeitura de Angra está definindo os últimos detalhes da grande Festa do Trabalhador, que será realizada neste domingo, dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, na Praia do Anil, a partir das 9h. As principais atrações do evento, o grupo Fundo de Quintal e o cantor Diogo Nogueira, estão previstas para a partir das 14h. Nesta quinta-feira, dia 28, o prefeito Tuca Jordão antecipou a noticia que será oficialmente anunciada na festa: a passagem de ônibus em Angra passará a ter tarifa única de R$ 1,00 a partir do dia 1º de agosto.
A notícia foi dada durante uma reunião entre o prefeito, os secretários de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, de Administração, Carlos Renato Gonçalves, diversas autoridades municipais, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinspmar) e de categorias de servidores. A reunião foi feita no salão nobre da Prefeitura para discutir detalhes referentes ao dissídio salarial.
A medida que reduz o valor da tarifa é parte dos reflexos do estudo sobre o transporte coletivo municipal, encomendado no ano passado pela prefeitura e realizado pela Fundação de Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), órgão associado à Coppe/UFRJ. A iniciativa irá beneficiar toda a população que utiliza o transporte público no município, o que inclui milhares de trabalhadores. Atualmente, a tarifa mais comum é a de R$ 2,40.
Em seguida, ainda no Salão Nobre, o secretário Carlos Alexandre se reuniu com alguns representantes de sindicatos do município para acertar detalhes da Festa do Trabalhador, que está sendo organizada pela Cultuar e pela Secretaria de Governo e Defesa Civil.
– Estes representantes abraçaram nossa ideia e vêm participando da organização da festa desde o começo, há alguns meses – afirmou Carlos Alexandre sobre os sindicalistas. – É a primeira vez que Angra fará uma festa tão bonita como esta no Dia do Trabalhador – ressaltou o secretário.
Os representantes dos sindicatos irão participar da entrega dos prêmios. Durante o evento, serão sorteados dois carros, cinco motos e diversos brindes. A premiação está sendo oferecida pela iniciativa privada. Para participar do sorteio é preciso ter em mãos a carteira de identidade. Os números sorteados irão corresponder aos últimos dígitos do documento.
Quem abre a programação da Festa do Trabalhador é o Blocão da Abcar – Associação dos Blocos Carnavalescos de Angra –, com representações de quase todas as agremiações da cidade, a partir das 9h. O axé também terá vez na praia com as meninas da Banda Pink, um grupo do Rio de Janeiro, muito conhecido por animar os shows de início de ano e de Carnaval na cidade. Excelentes grupos de pagode e samba de Angra, como o Só Lazer, que arrebata um grande público por onde se apresenta, e o Siri Candeia, com velhos e novos bambas do samba, terão espaço garantido na festa.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, explica que além da música, os trabalhadores e suas famílias poderão assistir a belíssimos espetáculos teatrais e participar de recreação com palhaços e brinquedoteca. Os grupos que já estão confirmados são a Cia. Kadoshi, com o palhaço Cebola; o premiado Grupo Cutucurim; Os Palhaçologistas, com a Palhaça Empadinha; Cia. Parceiros de Teatro; Palhaço Picolé, de Glauter Barros; Grupo Sonho Dourado, de Carlos Mambucaba; e a Trupe do Descoco, de Márcia Brasil e os jovens do Frade.