Curso de Jardinagem capacita para o trabalho

Vinte e nove alunos receberam certificados de conclusão do curso e já fazem planos para atuar no ramo

Sexta-Feira, 29/04/2011 | .

A subsecretaria de Parques, Jardins e Intervenções Urbanas da secretaria de Obras encerrou na sexta-feira, dia 29, o 15º curso de Jardinagem e Noções de Paisagismo, realizado no Centro de Inteligência e Cidadania Maria Alice Duddy no bairro Monte castelo. Vinte e nove alunos receberam os certificados de conclusão do curso durante uma confraternização promovida pelos próprios alunos com a presença da subsecretária da pasta Elisabeth Brito. O curso teve seis semanas de duração, com vasto conteúdo e aulas práticas que foram realizadas no Horto Municipal na sede da subsecretaria no bairro Areal.


O objetivo da Prefeitura de Angra dos Reis com o Curso de Iniciação à Jardinagem e Noções de Paisagismo, é capacitar jovens, donas-de-casa e todas as pessoas, que gostam de cuidar de flores e árvores, para o mercado de trabalho e fazer jardins programados, em condomínios, empresas e em suas próprias residências ou bairros onde residem.


- O curso que é oferecido gratuitamente tem enriquecido o processo de educação e conscientização das pessoas e vem demonstrando que o angrense gosta de jardinagem e se interessa em ver a cidade bem cuidada. Depois de alguns anos de curso podemos notar um processo de transformação do município através da preservação do meio ambiente e a diminuição do vandalismo em praças e jardins públicos – comemorou a subsecretária Elisabeth Brito.


Além de conscientizar para a importância de uma cidade bem cuidada, o curso tem propiciado uma nova alternativa de trabalho e renda à população.


- Após concluir o curso, os alunos saem capacitados para produzirem seus jardins ou até mesmo trabalhar no ramo. Algumas pessoas já montaram seus próprios negócios motivados através do curso. Hoje um bom jardineiro com pelo menos um ano de experiência chega a faturar até R$150 de diária – explica Elisabeth Brito.


         Os alunos receberam durante o curso orientações de profissionais da Fundação de Saúde (FUSAR) sobre o combate ao caramujo africano nos jardins. O conteúdo do curso incluiu matérias como Morfologia Vegetal; Solos e Adubação; Irrigação, Plantio, Transplantio e Manutenção de Jardins; Prática de Manutenção, Poda e Adubação; Reprodução de Plantas; Prática de Alporquia e Enxertia; Pragas e Doenças, Plantas Tóxicas e Medicinais; Prática sobre Doenças e Receituários; Arborização Urbana e Educação Ambiental; Noções de Paisagismo e Noções de Interpretação de Projetos Paisagísticos. As aulas foram ministradas pela bióloga Rita Svorc, pela engenheira agrônoma Tatiana Martins, pelo técnico agropecuário Antônio Carlos, pela arquiteta paisagista Carla Montenegro e pela engenheira Elisabeth Brito.


         A técnica em enfermagem Marta Valéria da Silva que sempre recebeu incentivo da família e cursou um ano da matéria de horticultura na Universidade Rural do Rio de Janeiro disse que vai aproveitar o curso para melhorar sua casa e sua vida.


- Uma coisa é querer ter um belo jardim e outra é saber fazer. Com os ensinamentos que recebi pretendo trabalhar nesse ramo de atividade e aproveitar terrenos próximos à minha casa para trabalhar e melhorar o meu orçamento – disse Marta.


         A subsecretária de Parques e Jardins Elisabeth Brito informa que a próxima turma para o curso de Jardinagem já está sendo organizada e os interessados podem se informar através do telefone 3368-4041.     

Secretarias relacionadas: