Ensino em horário integral é expandido em Angra

Escola em Vila Velha foi entregue nesta segunda-feira, dia 2

Segunda-Feira, 02/05/2011 | .

O ensino em horário integral continua sua expansão em Angra. Na segunda-feira, 2 de maio, foi entregue mais uma unidade para oferecer a modalidade: a Escola Municipal Maria Hercília Cardoso de Castro, na Vila Velha. O prédio foi modificado e atenderá a cerca de 130 alunos, do pré-escolar ao 5º ano. O prefeito Tuca Jordão ressaltou os pilares da administração municipal, ao afirmar que “educação, saúde e saneamento são os três vetores da prefeitura, desde o primeiro dia de governo”. E lembrou a todos que, a partir de setembro, todos os alunos da rede pública ganharão uniformes.


Na solenidade houve apresentação do coral do colégio e em seguida a leitura de um cordel, por dois alunos. Ao final da abertura, os estudantes presentearam o prefeito com uma agenda.


A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, informou que “já são mais de cinco mil alunos estudando em horário integral. No primeiro ano de governo, o prefeito teve a ousadia de começar a implementar essa modalidade de ensino”. Ela explicou que a formação do cidadão, em horário integral escolar, é importante para toda a sociedade.


Outro aspecto favorável à população é o fluxo de trabalho no governo. “A integração entre os diversos setores da prefeitura é uma grande vantagem para nós, que podemos implementar os projetos de modo mais ágil para a população”. A Escola Maria Hercília é a terceira unidade em Angra a oferecer o horário integral.


Luciane Rabha ainda informou que alunos oriundos do Rio de Janeiro, do bairro do Encantado (próximo ao estádio do “Engenhão”) comprovaram o nível de qualidade do ensino em Angra dos Reis.


Os compromissos assumidos pela prefeitura com os moradores, desde o início do governo, foram lembrados pelo vice-prefeito Essiomar Gomes. “Estamos colocando em prática  tudo o que foi dito para a população. Todos podem ver a importância do político que é atuante, que realmente participa da vida das comunidades”, afirmou Essiomar.


A escola tem dois andares, com seis salas de aula e duas especiais: uma para a atividade de brinquedoteca e outra para vídeo. “No total serão oferecidas 16 oficinas pedagógicas, entre elas educação ambiental, artes, música e educação física”, informou uma das coordenadoras, Sílvia Lira. As aulas serão ministradas no turno da manhã e as oficinas serão desenvolvidas nos dois turnos.


A diretora da unidade, Lucineia Pinheiro, enfatizou a importância do investimento em educação. “Dizem sempre que a criança é o futuro do Brasil, mas só é o futuro se os investimentos forem feitos hoje. E isto vem acontecendo aqui em Angra”, disse.


A solenidade de entrega do Escola Maria Hercília foi prestigiada pela presença do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, e diversos secretários, além do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Carlos Alberto Marcatti, e da subsecretária de Gestão de Projetos e primeira-dama, Alessandra Jordão.


Amanda Salazar e Cristiane Brasil representaram o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Daniel Santiago. O presidente da Câmara Municipal, vereador José Antônio Azevedo, e o vereador Ricardo Dutra também compareceram.

Secretarias relacionadas: