Moradores aprendem manejo de hortas

Subsecretarias de Agricultura e Parques e Jardins incentivam melhor alimentação

Terça-Feira, 03/05/2011 | .

 


Uma parceria entre as subsecretarias de Agricultura e a de Parques e Jardins de Angra dos Reis está oferecendo à população o curso “Manejo de hortas familiares”. As aulas começaram no dia 2 de maio, no Centro de Inteligência e Cidadania do Monte Castelo. Segundo o subsecretário de Agricultura, Marcos Aurélio Chagas, o objetivo é “incentivar o cultivo de hortas caseiras para promover a melhoria da qualidade da alimentação das famílias do Monte Castelo”.


O curso será encerrado no dia 18 de julho, com carga total de 24 horas/aula. O interesse da população pode ser medido pela quantidade de alunos: da primeira para a segunda aula, realizada no dia 9, o número dobrou. Atualmente são 26 moradores inscritos.


Na aula inaugural, o instrutor Jefferson Soares, formado em Engenharia Agronômica, afirmou que a ênfase é o plantio da alimentos orgânicos, ou seja, “sem produtos químicos, como agrotóxicos, que prejudicam a saúde”. O primeiro conceito apresentado foi o de horta familiar. Trata-se do cultivo administrado por todos os integrantes da família, mas com divisão de tarefas.


Já no segundo dia, foram estudados os conceitos de morfologia e fisiologia das hortaliças, ou seja, a aparência delas e como reagem ao cultivo. Também estudou-se a importância da horta orgânica. A próxima aula será realizada no dia 16, segunda-feira.


O curso é composto por aulas teóricas e práticas, abordando temas como: condições climáticas e de solo para escolha das espécies, inclusão de crianças na horta familiar, preparo do canteiro e adubos caseiros, entre outros.


Os organizadores distribuirão sementes de hortaliças para os inscritos, com o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação. As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3365-7153.

Secretarias relacionadas: