“Valentim” é um belo espetáculo teatral da Trupe do Descoco que estreia no sábado, 7 de maio, às 20h no Espaço do Descoco, na Rua G, 318- Vila do Frade, sob a direção de Márcia Brasil.
Mas não fique triste não! “Valentim” poderá ser visto logo depois, nos nos dias 9, 10, 11 e 12, sempre às 20h, com ingressos a CR$1,00 , no Espaço do Descoco. A estreia é só para convidados, porque tem muita gente ansiosa para assistir ao novo espetáculo, e o espaço do Frade ainda não comporta um grande público.
A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) recomenda o espetáculo, que é patrocinado pelo Hotel do Frade, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O presidente da fundação, Paulo Mattos, lembra que todos os grupos e empresários interessados em conseguir os benefícios da Lei de Incentivo à Cultura podem procurar informações na sede da Cultuar, na Rua Quaresma Júnior, 119, Centro.
“Valentim” é um nome sugestivo e de cara atrai crianças, jovens e adultos, vovôs e vovós. É dirigido por Márcia Brasil, que aposta e investe no Projeto Teatro no Frade, idealizado e criado por ela e um grupo de alunos, há três anos, quando era professora na Escola Municipal Cacique Cunhambebe, no Frade . .
Quem conhece as características da Trupe do Descoco, ao ouvir o nome do espetáculo e conhecer a sinopse invariavelmente vai pensar, e acertar: “Valentim” só poderia ser contada pelos jovens do Descoco. Eles já encantaram e fizeram adultos e crianças darem boas gargalhadas com os espetáculos “A princesa sisuda” e “Três em um”, apresentados muitas vezes no Centro e no Frade.
O espetáculo conta a história de um homem que não sabia quase nada. Morava longe, numa casinha de sapê, esquecida nos cafundós, junto de sua esposa, sua sogra e seus animais. Um dia, angustiado por causa da saudade de seu pai, já falecido, teve um grande encontro com Santo Santinho lhe dizendo o que ele deveria fazer para acabar com essa tristeza.
Segundo a diretora Márcia Brasil, todos os figurinos, cenário e adereços de “Valentim” foram feitos de material reciclado, mostrando mais uma vez a preocupação com o meio ambiente. Outra característica importante da trupe é que, além de fazer sonhar, trabalha temas sociais que valorizam a preservação ambiental, a crítica aos preconceitos, o cuidado com a saúde e outros mais.
Os jovens da trupe avisam que, se chover no dia 7, a estreia será transferida para outro dia, porque o Espaço do Descoco ainda não tem cobertura adequada para abrigar um público maior. Mas, peloo andar da carruagem, já vislumbram que este dia não está muito longe de vir e que logo, logo vão poder receber muitas e muitas pessoas para aplaudi-los.
O Espaço do Descoco é uma casinha que abriga a trupe. É lá que eles ensaiam, fazem oficinas gratuitas para crianças e jovens da comunidade e abrem caminhos para o teatro de Angra dos Reis.
A Trupe do Descoco tem como parceiros a Oficina de Arte e Reciclagem, o grupo teatral Quintal do Circo e o Núcleo Referência. Vale a pena dar um pulo até o Frade para prestigiar a arte que estão fazendo por lá.
O elenco de “Valentim” é formado por Tiago , Judson Brandão, Natty Mello, Oberdan Júnior, Richard Marx, Tião Gabriel e Willian Victor.
A direção, texto, figurino e pesquisa musical do espetáculo são de Márcia Brasil; cenário de Ramon Alves; adereços e maquiagem, Oberdan Júnior; preparação vocal de Bruno dos Anjos; e contra regra, Jeferson Luis.
Cultuar recomenda o espetáculo Valentim
Espetáculo da Trupe do Descoco tem figurino de material reciclado e faz parte do projeto Teatro no Frade