Angra dos Reis pode vir a ser uma das cidades a receber delegações internacionais de atletas para a fase de preparação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, fez a inscrição do município para o processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos, e esta semana o Comitê Organizador das Olimpíadas respondeu positivamente, habilitando Angra do Reis a concorrer à próxima fase de seleção das cidades, como uma das possíveis sedes do período de preparação das delegações.
“Passamos desta primeira fase de seleção e estamos confiantes de que temos grandes chances para sermos uma das cidades sedes. Angra tem totais condições de receber uma ou outra delegação e estamos nos preparando para isso, além da estrutura esportiva que estará muito em breve apta a receber os atletas, temos muitos outros aspectos que são favoráveis à aclimatização de qualquer seleção como as belezas naturais da cidade, o seu clima, rede hoteleira, hospitalidade do angrense, entre outros”, disse Fabiano Delgado, secretário de Esporte e Lazer.
Com a pré-seleção, a Prefeitura de Angra foi convidada a participar, no dia 23 de maio, às 9h, na Escola Naval, no Centro do Rio, do Seminário de Orientação de Seleção dos Locais de Treinamento Pré-Jogos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Estarão participando deste seminário representando Angra dos Reis o secretário de Esporte e Lazer, Fabiano Delgado, e a subsecretária Juliana Dayube Barbosa. Angra dos Reis também está participando do processo seletivo do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, para que venha sediar a fase de preparação de alguma seleção. Membros do comitê ligados à Superintendência de Desporto do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) já estiveram ano passado, por duas vezes visitando a cidade, vistoriando as suas instalações e estrutura, e tiveram boa impressão.
Angra nas Olimpíadas de 2016
Cidade é pré-selecionada para possível sede de preparação dos jogos olímpicos do Rio