A artesã de Angra A.Cássia , há alguns anos passou a ser figura sempre presente no Projeto Consciência Ampla Cultural, realizado em Angra com o apoio da Fundação Cultural (Cultuar). Seu trabalho de pintar em estilo guache com pintura feita com pigmentos naturais, dirigido às crianças, encantou os organizadores do projeto, que passaram a contratá-la para atuar em todos os municípios por onde o projeto passar.
Cassinha, como é mais conhecida, desenvolve seu trabalho de diversas maneiras, pintando na forma tradicional e alternativamente, dando nova vida a materiais recicláveis, fazendo quadros, bolsas e enfeites diversos. No ano passado fez uma belíssima exposição na Casa de Cultura e vendeu todos os quadros. Com as tintas naturais, Cassinha também já se apresentou em projetos da Cultuar, no continente e na Ilha Grande, realizando recreação com as crianças.
No projeto Ampla Consciência Cultural, Cassinha trabalha brincando de pintar com a garotada. Distribui folhas de papel, pincéis e a tinta natural em potinhos para a garotada soltar a imaginação e, como diz o ditado popular, pintar e bordar com as cores naturais. Com os materiais nas mãos e o cavalete na frente, a criançada produz verdadeiras obras de arte que enfeitam o local onde o projeto está acontecendo.
As cores nascem da mistura que Cássia faz com água, clara de ovo e a pigmentação extraída de materiais orgânicos como o barro, tijolo, carvão, beterraba, açafrão, e outros, batidos no liquidificador .
Ela conta que, junto com a caravana do Ampla Cultural, já percorreu algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro, como São Gonçalo, Resende , Teresópolis e Campos ensinando a técnica. Agora em maio estará em Piraí. Segundo ela, professores de arte de Campos, ao vê-la trabalhando com as crianças, se interessaram em implantar a técnica na rede de ensino local.
A arte alternativa de Cassinha
Seu projeto de pintura para crianças com tintas feitas por materiais orgânicos está fazendo sucesso