2% do orçamento municipal irão para a cultura

Projeto enviado pela Cultuar foi aprovado pela Câmara Municipal

Segunda-Feira, 09/05/2011 | .

Na reunião mensal do Conselho Municipal de Cultura de Angra, na noite de 5 de maio, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, o presidente da Fundação Cultural (Cultuar),Paulo Mattos, acompanhado do diretor executivo Marcos Batata, anunciou várias boas notícias para os representantes das câmaras setoriais presentes.
Para ele e todos os conselheiros municipais, a notícia mais importante de todas é que os vereadores ouviram o pedido da Cultuar e dos artistas da cidade e já aprovaram que, a partir do ano que vem, serão destinados 2% do orçamento municipal para a cultura, duplicando assim os recursos financeiros anuais a serem investidos em cultura popular, música, teatro, dança, cultura afro-brasileira, patrimônio material e imaterial, folclore, cinema, vídeo,literatura, no setor estudantil, e outras mais.
Outros comunicados importantes foram a criação em forma de lei do Fundo Municipal de Cultura e as alterações na Lei do Conselho Municipal de Cultura criando os Conselhos Fiscal e Curador - da maneira que os artistas sempre reivindicaram - e instituindo a eleição direta para a presidência do Conselho Municipal de Cultura.
Paulo Mattos fez questão de anunciar as conquistas na reunião. Os conselheiros comemoraram porque acreditam, esperam e vão cobrar, que a fundação priorize a implementação de políticas públicas, que é o que mais reivindicam do poder público municipal, conforme afirma o representante da Setorial Afro-brasileira, Adriano da Guia, e reforça o presidente da Cultuar.
_ Todos do movimento cultural podem ter certeza de que, assim que tivermos mais recursos disponíveis, eles serão investidos em escolinhas culturais em todo o município e em ações que valorizem nossos artistas- disse ele.
Outra boa nova anunciada por ele é que a Cultuar está elaborando uma reforma administrativa , que está em andamento desde o início do ano, e que brevemente será enviada para a Câmara. Explicou que a reforma, primeiro,. atingirá a Diretoria de Patrimônio, que no momento é a que necessita de uma maior atenção.
Sobre as diversas outras ações da Cultuar, explicou que “a fundação está se adiantando e promovendo reuniões com os movimentos pra realizar os próximos projetos e eventos: os que estão batendo à nossa porta para movimentar culturalmente a cidade da melhor maneira possível”, comentou.
Para exemplificar, disse que já foram realizadas reuniões com a Associação de Quadrilheiros para tratar do Arraiá da Cidade; que já está formada e trabalhando a todo vapor a Comissão da Festa do Divino, integrada por vários setores da comunidade; e que já foram fechados detalhes importantes com músicos, moradores, e representantes do setor turístico do Abraão, sobre o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande.

Secretarias relacionadas: