Alunos de Angra terão música na escola

1º Polo Musical será inaugurado e atenderá a cerca de 400 crianças com cursos de violão, teclado e outros

Segunda-Feira, 09/05/2011 | .


Um projeto que objetiva o lazer, a socialização e a formação musical com habilidades e competências mentais e físicas dos alunos da rede municipal de educação. Esse é o Polo Musical Educacional Yumi Imanishi Faraci, que será inaugurado no sábado, 14, às 10h, na E.M. Tânia Rita, no Belém, em Angra dos Reis.

O local foi projetado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e, segundo a secretária Luciane Rabha, o nome escolhido foi uma homenagem à filha dos donos da pousada Sankay, na Ilha Grande, que, além de estudante de arquitetura e urbanismo, era musicista e compositora.

O polo tem capacidade para atender a cerca de 400 crianças e adolescentes, dos nove aos 14 anos, e foi criado com recursos próprios da prefeitura, contando com apoio de empresários da cidade.

No local serão oferecidos cursos de violão, teclado, flauta doce, canto coral e percussão, e também oficinas de capacitação para os professores da rede.

Cabe ressaltar que, no primeiro momento, o projeto atenderá, no contraturno (manhã ou tarde), aos alunos pertencentes às Escolas Municipais do Polo I, na Japuíba: E.M. Profª Tânia Rita de Oliveira Teixeira; E.M. Profª Cleusa F.P. Jordão; E.M. Tereza Pinheiro de Almeida; E.M. Santos Dumont; E.M. Princesa Isabel; E.M. Prefeito Toscano de Brito; E.M. Mauro Sérgio da Cunha; E.M. Manoel Ramos; E.M. Frei João Moreira; E.M. Dr. Orlando Gonçalves; E.M. D. Pedro I, e E.M. Almirante Tamandaré.

– A  música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização pessoas, pois cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos, exercendo uma relevante função na formação cultural do ser humano, por meio do repasse de ideias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado de forma prazerosa – , explicou Luciane.

O local conta com três salas com banheiros, cozinha, lavanderia, recepção e biblioteca. Para atender à demanda, foram comprados, com recursos da prefeitura, 20 violões, 80 flautas doces, cinco teclados, um saxofone alto, quatro pratos, 10 taróis, 15 bumbos, seis liras, 10 escaletas e 40 estantes para partituras.

Os alunos interessados já estão se inscrevendo no próprio polo, desde o dia 2 de maio, das 8h30 às 12h, e das 13h às 16h30, acompanhados pelos responsáveis, munidos de RG, CPF e comprovante de residência.

Secretarias relacionadas: