O show principal do XVI Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, já tem um diferencial dos anteriores. Com dois meses de antecedência, a prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), já tem confirmada como atração principal do evento o cantor Fagner, no dia 9 de julho, no Abraão.
O anúncio foi feito pelo presidente da Cultuar, Paulo Mattos, durante reunião com os conselheiros municipais .Outros nomes estão cogitados para abrilhantar o evento, mas ainda não estão confirmados.
_A escolha por Fagner não foi fácil, mas o resultado final agradou a muitas pessoas, principalmente aos moradores do Abraão, que no ano passado já tinham colocado o cantor na lista de artistas preferidos da comunidade- afirma o presidente da Cultuar.
Na reunião, Paulo Mattos também anunciou que, a partir deste ano, o troféu do festival , passará a homenagear um grande compositor brasileiro. Neste ano o troféu iria se chamar Paulo César Pinheiro, um grande compositor da música popular brasileira, com mais de 1.500 músicas gravadas por grandes nomes como Elis Regina e que tem uma grande relação sentimental com a cidade, porque sua família é angrense. Mas Paulo César comunicou recentemente que não poderá comparecer por motivos de saúde. Novo compositor será escolhido pela Cultuar e anunciado brevemente, segundo Paulo Mattos.
Portanto, empresários de turismo, população de Angra e interessados em se divertir e participar de um excelente festival que combina música com preservação ambiental podem começar a fazer os planos para não perder um dia sequer do evento.
O mesmo vale para todos os artistas de Angra e dos demais municípios do Brasi l que queiram inscrever suas canções. O prazo vai até o dia 31 de maio e o regulamento está no site www.angra.rj.gov.br.
O festival distribuirá R$47 mil em prêmios, para melhor música tema livre até a quinta colocada; melhor música com o tema ecologia, melhor música Maestro Galloway , melhor letra e melhor intérprete.
O festival acontecerá em duas fases. A primeira acontecerá na Praça do Porto (Centro), nos dias 17 e 18 de junho, somente para a escolha das músicas de Angra. Todas as canções enviadas por compositores residentes na cidade se apresentarão em um grande palco na Praça do Porto, para um grupo de jurados, que escolherá as 15 músicas de Angra que participarão da semifinal na Ilha Grande. As outras 15 semifinalistas , de cidades de todo o Brasil, serão escolhidas por uma escola de música.
As 30 semifinalistas se apresentarão em dois blocos, nos dias 7 e 8 de julho, no Abraão. A grande final com 15 músicas será disputada no dia 9, sábado. E no dia 10, o festival será tomado pelos artistas da Ilha que se apresentam, durante a noite, em uma imperdível Violada Caiçara.
Fagner no Festival de Música e Ecologia
O cantor Fagner é o primeiro nome confirmado para o Festival de Música que acontecerá em julho, na Ilha Grande