Angra dos Reis participará pelo sétimo ano consecutivo do Dia do Desafio, evento internacional de atividade física, que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo de despertar ao redor do mundo a consciência para a importância do exercício físico, incentivando a regularidade de hábitos saudáveis e combatendo o sedentarismo, além da reeducação alimentar. Esse ano o evento vai acontecer no dia 25, e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, está montando uma programação com diversas atividades recreativas e esportivas, das 7h às 17h, envolvendo os projetos PEC (Programa de Esportes para Crianças) e PAC (Programa de Ação Corporal). As ações terão a participação de toda a equipe de funcionários, professores de educação física e alunos, em vários pólos (bairros), e ainda, a inclusão dos funcionários da Locanty e da Brasfels, que terão uma aula de ginástica laboral no pátio das empresas.
Nos diversos bairros de Angra, os angrenses vão praticar algum esporte, pelo menos por 15 minutos, nas escolas, praças, praias, piscinas, calçadões, ginásios, campos de futebol e academias. Valeu de tudo para combater o sedentarismo e levantar a bandeira do exercício físico. O negócio é não ficar parado e fazer atividades como caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr, jogar bola, fazer ginástica, promover gincanas, jogos e brincadeiras. Esse ano, o município enfrentará a cidade de Momostenango, do estado de Totonicapán, da Guatemala, região da América Central. Nas seis edições passadas do Dia do Desafio, Angra venceu duas, em 2008 e 2010, com mais de 50 mil pessoas participando das atividades. Em 2008, Angra venceu a disputa diante da cidade de Soledad de Graciano, com 50.318 pessoas participando do desafio e no ano passado contra Los Cabos, com o envolvimento de 50.483 pessoas, ambas do México.
O Dia do Desafio começou em uma pequena cidade do Canadá em 1983 e o Brasil começou a participar em 1995, no Estado de São Paulo, com a adesão de 35 cidades e a mobilização de quase 2 milhões de pessoas. O Rio começou a participar do evento em 1998, com a cidade de Campos dos Goitacazes. Mas a participação cresceu tanto, que a partir de 2007, houve a adesão de 100% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, com quase 3,5 milhões de pessoas fazendo algum tipo de atividade física pelo menos durante 15 minutos. Cada vez mais cidades em todo o mundo participam do evento, que na América Latina tem a coordenação do SESC São Paulo.
Angra vai promover:
- Aulão de Ginástica (Centro);
- Aulão de Artes Marciais (karatê, Taekwondo, e outras - Centro);
- Ginástica Laboral (Locanty e Brasfels);
- Hidroginástica (Colégio Naval);
- Atividades Recreativas (Xadrez, Dama, Tênis de Mesa, Bola ao Cesto - Centro);
- Atividades Esportivas nos Pólos (Futsal, Handebol, Voleibol,
Futebol de campo, Estafetas e Circuitos);- Atividades no Programa Ação Corporal (PAC) – (Aeroboxe, Caminhada, Caminhada para a 3ºIdade, Ginástica Localizada, Ginástica para 3º Idade, Hidroginástica e Estafetas para a 3°Idade);
- Atividades para Portadores de Necessidades Especiais – Atividades Recreativas Adaptadas: Bola ao Cesto, Corridas, Vôlei Adaptado, Zique-Zaque e outras) (Estádio Municipal).