Tecnologia alemã para aproveitamento do lixo

Secretário de Meio Ambiente visita em Campinas empresa especializada em reciclagem de resíduos sólidos

Quarta-Feira, 11/05/2011 | .

No início de maio, o secretário de Meio Ambiente de Angra dos Reis, Marco Aurélio Vargas, foi até Campinas, em São Paulo, para conhecer uma empresa que trabalha com uma técnica inovadora de aproveitamento de lixo, na intenção de trazer essa ação inteligente à cidade.
De origem alemã, a tecnologia foi desenvolvida para o aproveitamento de resíduos sólidos – lixo –, trabalhando nas seguintes fases: recebimento de lixo a ser armazenado em local enclausurado – evitando poluição e também impedindo mau cheiro no entorno da usina; separação dos componentes do lixo automaticamente, para serem reciclados – metais ferrosos, metais nobres, plástico e vidro; separação e hidratação do lixo; tratamento da água proveniente da desidratação, para ser colocada no meio ambiente; utilização da tecnologia herhof, onde os resíduos serão transformados em uma espécie de pastilha de combustível da usina de energia elétrica – stabilat.
Esse tipo de tecnologia já está sendo implementado em outros municípios do Brasil, e uma das vantagens é a possibilidade de armazenamento do combustível gerado, podendo ser transportado para outras utilizações. Além disso, a construção de uma usina que trabalhe com essa linha exige área relativamente pequena, e não gera poluentes nem odor. “Numa área de aproximadamente 10 mil m2 dá para implantar essa usina, para trabalhar com 300, 400 tonelada/dia, que já atende a demanda”, informa o secretário de Meio Ambiente, que pretende levar as informações sobre a tecnologia ao prefeito Tuca Jordão.
Caso a ideia da usina de lixo seja viável para o município, em dois anos a construção poderia ser finalizada. “Estou levando isso ao conhecimento do prefeito, para que nós possamos ter uma reunião junto com essa empresa, que é muito respeitada”, explica Marco Aurélio, antes de completar. “Vamos ver se começamos a esquecer o aterro sanitário e iniciar a questão da usina de lixo. Hoje, quem não acompanha a questão do planeta, dos conhecimentos e das novas tecnologias tem que se aposentar”.
 



Secretarias relacionadas: