TurisAngra reúne Technip com o Conselho de Turismo

Encontro teve como objetivo esclarecer as dúvidas sobre o projeto de expansão do porto

Quinta-Feira, 12/05/2011 | .


A  TurisAngra  convocou extraordinariamente o Conselho Municipal de Turismo de  Angra  dos  Reis para uma reunião, que aconteceu hoje (11), à tarde, na sede  da  fundação,  com  a  presença  da diretoria da Technip – empresa que arrendou  o  porto  da  cidade.  O  encontro  teve  o  objetivo de munir os presentes  de informações a respeito do programa de expansão do porto. Além dos conselheiros, participou ainda da reunião o vereador Ricardo Dutra.

A  explanação  do  projeto  foi  feita  pela  engenheira  Luana  Costa e as perguntas   da   plateia,   esclarecidas   pelos  diretores  Robson  Rangel (Executivo)  e  Cícero Corrêa (Relações Institucionais). Foi apresentado um slide  contendo  todos  as  informações  a  respeito  da  expansão, e depois diversos  questionamentos  foram  realizados, principalmente a respeito do possível  aumento  populacional,  com  os  empregos  que  serão gerados pela arrendatária do porto.

Segundo Cícero Corrêa, a Technip investirá em um centro de capacitação para as  atividades  que  serão  desenvolvidas pela empresa no porto para, desta forma,  priorizar a mão de obra local. O diretor de Relações Institucionais esclareceu  ainda que a Technip está conversando com a Cia. Docas para definir o local  onde  esta  unidade  será instalada. No entanto, com a finalidade de agilizar  este processo, foi iniciado um entendimento com o Colégio Naval, e os cursos  poderão  ser realizados lá, até que tudo fique resolvido com a Cia. Docas. No momento, a empresa está realizando um levantamento de quais as funções e suas  exigências  de  formação  educacional  para disponibilizar os cursos. Também  foram  esclarecidas  as ações que serão realizadas para amenizar os impactos ambientais, como a instalação de uma estação de tratamento de água e esgoto no porto.

Serão  investidos  R$  700  milhões  em cinco anos na ampliação do Porto de Angra  dos  Reis,  no  Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é transformar o terminal  em um centro de fornecimento de equipamentos e apoio logístico ao pré-sal,  principalmente  por  causa  da  localização,  já que o porto está próximo  à  Bacia  de  Santos.  O projeto prevê aumentar a área do porto em cerca de 160 mil m² – dos atuais 78 mil m² para 238 mil m².

Secretarias relacionadas: