Terminou a invencibilidade do time de futsal Angra/Rede Líder na Copa Rio Sul. Pela segunda rodada da segunda fase da competição, o time angrense foi a Volta Redonda ontem, 12, à noite, enfrentar o time da casa e perdeu o jogo pelo placar de 4 a 2. A equipe entrou muito desligada no começo da partida, apresentando falhas no seu setor defensivo, e rapidamente sofreu o primeiro gol. A apatia e a pouca inspiração técnica de seus principais jogadores, João Victor e Dieguinho, fizeram com que o time rendesse abaixo da campanha invicta até então na competição.
Mesmo não estando bem, a equipe chegou ao empate, através do ala João Victor, mas os erros de marcação persistiram e não demorou muito para que o Volta Redonda fizesse o segundo gol. Angra/Rede Líder acordou um pouco para a partida e melhorou momentaneamente o seu toque de bola, porém ainda sem velocidade, deslocamento e objetividade. Mesmo assim conseguiu chegar ao empate faltando cerca de 5 minutos para terminar o primeiro tempo. João Victor, mais uma vez, marcou, e empatou o placar em 2 a 2, resultado da primeira etapa.
Acreditava-se que a equipe angrense voltasse melhor no segundo tempo, pelo tom da conversa do treinador Paulo Moté com os atletas no vestiário, mas o time voltou pior. Muito acuado pelo jogo rápido e deslocamentos constantes dos jogadores do Volta Redonda, o time angrense ainda conseguiu suportar por um bom tempo a prevista reação e virada do time da casa, com grande destaque para o goleiro Ringo, que fez mais uma bela partida, evitando que o Angra perdesse até por um placar maior.
As chances de reação do time angrense no segundo tempo foram raras, e entre elas, duas oportunidades foram em cobranças de falta, através do seu principal jogador, Dieguinho, porém em uma delas o goleiro de Volta Redonda fez bela defesa e na outra, a bola bateu na trave.
O Angra/Rede Líder estava invicto na Copa Rio Sul de Futsal - com nove jogos, 8 empates e um empate –, mas ontem acabou perdendo o jogo por 4 a 2. A pressão exercida pelo Volta Redonda, sufocando o time angrense em sua defesa, dava sinais de que os gols eram uma questão de tempo, mas o goleiro Ringo fazia a diferença e isso deu a impressão de que a partida terminaria empatada. Mas, a dois minutos do fim, saíram os dois gols que garantiram a vitória do Volta Redonda.
Agora, o time angrense tem que esquecer essa lamentável exibição e buscar já diante do seu próximo adversário, o Barra do Piraí, no próximo domingo, 15, às 10h, em casa, no ginásio do Bracuí, reeditar as boas atuações que fez da equipe o segundo time de melhor campanha na primeira fase. Não há outra alternativa, caso o Angra /Rede Líder queira continuar sonhando com a vaga para a semifinal: tem que vencer o Barra do Piraí no próximo domingo. Não há mais invictos na Copa Rio Sul de Futsal. O bicho papão Vassouras perdeu para o time de Sapucaia por 8 a 6. O time de Vassouras estava invicto há quase três anos.
Copa Diarinho de Futsal
No próximo final de semana a garotada do futsal de Angra - nas categorias Sub-17 e Sub-15 – entra em quadra para a disputa da Copa Diarinho de Volta Redonda. A competição se inicia no dia 14 e vai até o dia 10 de julho, com a participação de quase 300 equipes, mais de 600 jogos, e envolvendo oito prefeituras e seus diversos núcleos de iniciação da modalidade e iniciativas de escolinhas de futsal particulares. Além das categorias de que Angra vai disputar, a competição também envolverá a garotada das modalidades Chupetinha, Fraldinha, Pré-Mirim e Mirim.
As equipes estão distribuídas em inúmeras chaves, chegando quase a ser um abecedário completo, com três times em cada grupo, classificando-se dois. A partir da segunda fase do campeonato será mata-mata: perdeu, está fora. A competição também terá a participação de meninas. Mas, Angra só vai disputar com o futsal masculino.
A bola vai rolar primeiro para o time angrense Sub 17, Infanto, que vai ao ginásio Três Poços, em Volta Redonda, no dia 14, sábado, às 14:30h, enfrentar a equipe Segundo Tempo Ilha de São João. Já o time de Angra Sub 15, Infantil, joga no domingo, 15, às 13h, no mesmo ginásio, contra o Fevre, também de Volta Redonda.
Os professores de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer, Luís Fábio e Marcelo Coutinho, comandam o time Sub 15, Infantil, e Fábio Miranda Félix treina a equipe Sub-17, Infanto. Toda a coordenação da participação da garotada de Angra na Copa Diarinho está sendo feita pelos profissionais da secretaria, Almerindo Braga Júnior, Marcos Pereira e Lica. As equipes Sub-17 e Sub-15 de Angra só voltam a jogar no dia 28, com o Infantil enfrentando o time Segundo Tempo Coqueiros e o Infanto jogando contra o Ilha São João.
Futebol angrense em mais um desafio nesse domingo
Finalmente terminou a “bulha” da paralisação do Campeonato Estadual de Futebol Profissional da Série B. O Tribunal de Justiça Desportiva da Fferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) julgou na noite de ontem, 12, a decisão liminar que determinava a suspensão de todos os jogos do Grupo C, o começo da fase final foi revogada, e a diretoria da federação resolveu dar prosseguimento imediato à competição. O Esporte Clube São João da Barra, que impetrar a liminar, alegava que a última vaga por índice técnico para a classificação para a fase final do campeonato deveria ser sua, e não do Teresópolis.
As partidas da primeira rodada que estavam programadas para acontecer no último dia 7, e suspensas por causa da liminar do Esporte Clube São João da Barra, foram remarcadas para domingo, 15, com todos os jogos acontecendo no horário das 15h. Com isso, o Angra Esporte Clube estreia em casa, no Estádio Municipal Jair Carneiro Toscano de Brito, no Balneário, enfrentando o Estácio.
Com a suspensão da rodada inaugural, o calendário da competição foi prejudicado, postergando-o em uma semana, e a Fferj resolveu ganhar alguns dias. E na remarcação das partidas, quem saiu ganhando, particularmente, foi o torcedor do Angra, a torcida Tubarão, pois na tabela anterior o time angrense passaria a jogar a partir da terceira rodada em casa, sempre às quartas-feiras, e com a mudança, Angra vai somente atuar em casa aos sábados, o que é fortemente favorável à presença maior de seus torcedores no estádio.
Os jogadores do Angra confessam que estão ansiosos para a estreia na fase final, principalmente pelo desejo de manter a boa fase que o time atravessa, pois foi na arrancada no returno da primeira fase que a equipe conseguiu garantir a classificação. Há um mês que o Angra não perde, desde o dia 13 de abril, quando foi derrotado pelo Serra Macaense por 2 a 0 na casa do adversário. De lá para cá foram cinco jogos, três vitórias e dois empates.
Foi esse bom aproveitamento no returno da primeira fase que fez o time garantir a vaga, ficando com a quinta colocação no grupo A, totalizando 34 pontos conquistados em 22 jogos, um aproveitamento de 51,5%, chegando ao índice técnico de 3,05, com 10 vitórias, quatro empates, oito derrotas, 33 gols marcados, 32 gols sofridos e saldo de um gol. Nesta estatística é que certamente o treinador Badu possa estar atento e buscando fortalecer mais o setor defensivo do time, pois o Angra sofreu em média de quase 1,45 gols por jogo, quase a mesma média de gols marcados por jogo, 1,5.