Foi realizada no sábado, 14 de maio, às 10h, na Escola Municipal Profª Tânia Rita de Oliveira Teixeira – Ciep –, no Belém, a cerimônia de inauguração do I Polo Musical Educacional Yumi Imanishi Faraci, espaço que atenderá alunos do município gratuitamente, no que diz respeito ao aprendizado de música.
Num primeiro momento, a iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, vai atender estudantes das escolas municipais localizadas na Grande Japuíba. Com a implantação de novos polos, outros alunos de diferentes bairros também poderão se inscrever nos cursos ministrados no espaço – violão, gaita, teclado, flauta, bateria e canto.
Mais de 500 pessoas participaram da inauguração. Quanto aos membros do governo municipal, estavam presentes o prefeito da cidade, Tuca Jordão, a primeira-dama, Alessandra Jordão, e vários secretários e subsecretários da prefeitura, além de presidentes de autarquias. Representando a câmara do município, o vereador Jorge Eduardo também marcou presença no evento.
Todo o evento foi marcado pela emoção, já que o nome do polo foi criado em homenagem à estudante Yumi Imanishi Faraci, uma das vítimas fatais das chuvas que assolaram o município, em 2010. Sônia e Geraldo Faraci, pais de Yumi, participaram da cerimônia, assim como vários familiares e amigos da estudante, ela própria, uma entusiasta da música. Um vídeo com imagens da homenageada foi exibido aos presentes, e as honrarias não pararam por aí, já que amigos de Yumi resolveram apresentar ao vivo algumas canções, levando muitos às lágrimas. Antes disso, muitos já haviam se emocionado com a performance do coral do Ciep, que apresentou cantou uma música de acentos religiosos, com uma mensagem de esperança.
O polo está localizado numa área em anexo ao Ciep do Belém. Conta com três salas, banheiros, cozinha e recepção, e vai receber 450 alunos. A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, falou sobre a importância relacionada à criação do polo. “O objetivo é proporcionar às crianças carentes um pouco mais desse despertar para a questão da arte e, principalmente, da música. Em uma semana já foram esgotadas todas as inscrições. É importante que a criança possa ter mais uma atividade no seu contraturno, e agora, elas terão dois encontros por semana aqui no polo”, declarou a secretária, antes de explicar como funciona o critério de inscrição dos alunos. “Os estudantes têm que estar matriculados na rede municipal, saber ler, ter frequência e ter boas notas para participar do polo. Aulas começam na terça, das 8h às 17h, com 50 minutos de teoria e 50 minutos de prática”.
Os planos da prefeitura incluem a criação de polos educacionais musicais em todas as comunidades. Ao discursar às pessoas presentes, um pouco antes do descerramento da placa instalada no polo, Tuca falou sobre a importância da educação em seu governo. “Só acredito que as cidades, os estados e os países serão realmente diferenciados no dia em que nós investirmos maciçamente na educação”, informou o prefeito, antes de finalizar com um recado aos usuários do polo. “Crianças do Belém: usem o polo com muito carinho e respeito, pois ele é de vocês”.