Procissão, missas, dança do jongo, feijoada, capoeira e muita religiosidade vão marcar a Festa de Santa Rita do Bracuí no fim de semana, dias 21 e 22 de maio. A festa é mais um importante evento do calendário religioso católico de Angra dos Reis e da comunidade afrodescendente do quilombo do Bracuí.
A prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), apoia o evento. O presidente da fundação, Paulo Mattos, que já participou de atos no quilombo e está procurando desenvolver parcerias em busca de recursos para a comunidade quilombola, já garantiu presença na festa.
Todo o festejo acontece na igreja e arredores, que ficam todos enfeitados e recebem um grande número de visitantes de todo o município.
No dia 21, às 20h, terá apresentação de Folia do Divino e às 22h, grande baile com Dedé e seu teclado. No dia 22, a festa começa com a deliciosa feijoada, a partir das 12h. Às 15h tem roda de capoeira e a procissão solene sai logo depois, às 17h. A missa solene acontece às 18h.
Os festejos continuam com roda de jongo às 19h e serão encerrados com um grande forró comandado por Dedé e seu teclado, animando o baile até de madrugada.
Procissão, jongo, capoeira na Festa de Santa Rita
Festejos acontecem na comunidade quilombola do Bracuí, nos dias 20 e 21 de maio