A equipe de voleibol feminino da Prefeitura de Angra, comandada pela Secretaria de Esporte e Lazer, fez um jogo-treino no último sábado, 14, à tarde, na quadra do Colégio Naval, diante da equipe da Efomm (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), como parte da programação da Mercnav (competição entre alunos do Colégio Naval e Efomm).
As meninas do vôlei participaram do amistoso, atendendo a um convite do comando do Colégio Naval, representando a instituição na competição, uma vez que não existe uma equipe feminina de voleibol da escola.
O trabalho de nova formação do time tem sido conduzido pelo professor de educação física Paulo Moté, a pedido do grupo de atletas da cidade, e buscando dar um pouco de padrão da equipe, o treinador realizou antes do jogo amistoso de participação, pelo Colégio Naval, de dois treinamentos para as meninas. Mesmo com pouco tempo de preparação do time, o grupo se saiu bem e venceu o jogo por 2 sets a 0 com placares iguais de 25 a 12.
Após um começo nervoso e com algumas falhas técnicas e de rodízio, a equipe de Angra teve uma evolução gradativa de jogo e impôs um ritmo de bons passes, de saques táticos (ensaiados exaustivamente nos treinos), uma boa produção de bloqueios, conseguindo "virar" 80% dos ataques efetuados. Por outro lado a equipe da Efomm encontrou muita dificuldade, pois teve suas principais ações ofensivas dificultadas pela aplicação tática da equipe angrense.
“Foi mais uma prova de que a cidade dispõe de excelentes valores no voleibol feminino e que somente com os treinamentos contínuos e aglutinação deste grupo, é que Angra pode ter uma evolução grande na prática da modalidade, transformando a equipe num time competitivo de fato”, disse Paulo Moté.
O time jogou com Amanda Caravieri (oposta), Alessandra Camargo (levantadora), Raphaela Lima (ponta), Vitória Ramos (central), Erlânia Leonardo (líbero), Tacyara Soares (ponta) e Monique dos Santos Pedrosa (central). Ainda entraram na partida as jogadoras Mayara dos Santos (ponta), Giulia Jucá (ponta) e Kátia Santos (ponta). Segundo o treinador Paulo Moté, esse grupo - mais a chegada de outras atletas - vai ser preparado para futuros compromissos de competição como os JAI 2011 – Jogos Abertos do Interior – e a Copa Rio Sul de Voleibol Feminino.