O Colégio Naval inicia na próxima terça-feira, 24, o projeto social denominado Forças no Esporte, que tem por objetivo passar para crianças e adolescentes noções básicas de práticas esportivas, de cidadania e higiene pessoal, no período em que elas estiverem fora das salas de aula. Nesta primeira fase o projeto vai atender a criançada que estuda na parte da tarde e tem o horário da manhã vago.
Os encontros acontecerão no Colégio Naval, sempre às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11:30h, e na parte esportiva elas vão praticar as modalidades de natação, basquete, futebol de campo, futsal e handebol.
O projeto tem o apoio dos Ministérios da Defesa e Esporte, e a parceria da Prefeitura de Angra, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação. As 100 crianças serão divididas em dois grupos de 50, com metade tendo aulas às terças e quintas-feiras e a outra metade, às quartas e sextas-feiras.
Dentro dos critérios pré-estabelecidos pelo comando do Colégio Naval, a Secretaria Municipal de Educação definiria a relação de 60 crianças de escolas públicas, e as outras 40 seriam selecionadas pela Secretaria de Esporte e Lazer.
Nesta primeira fase estão os alunos das escolas municipais Cleusa Jordão e Tereza Pinheiro de Almeida, ambas da Japuíba, e ainda as escolas do Marinas e Sapinhatuba I. Além dos alunos dessas unidades escolares, foram escolhidas crianças dos polos de escolinhas de esporte do Estádio Municipal, Belém e Ceav – Colégio Estadual Arthur Vargas.
Na programação do projeto, as crianças chegam ao Colégio Naval às 8h, tomam café da manhã, fazem as atividades esportivas, recreativas e educacionais, almoçam e depois vão para suas escolas para terem suas aulas regulares no período da tarde.
A primeira fase do Forças no Esporte vai acontecer até o mês de outubro. Após esse período, novas turmas serão formadas, numa segunda fase do projeto, com mais crianças do município tendo chance de ingressar nas atividades, um outro grupo de 100 crianças.
.