A secretária de Obras Helenize Santana se reuniu na quarta-feira, 18, com o presidente da associação de moradores da Morada do Bracuhy, Vanderlei Barnabé, acompanhada do subsecretário de Infraestrutura Vingle Martins e do engenheiro Luís Paladino, para apresentação do projeto de revestimento do canal pluvial, construído pela Prefeitura de Angra na criação do condomínio, ao lado das futuras instalações da creche municipal.
O projeto de drenagem superficial, que inicialmente seria no outro canal do bairro, próximo ao ginásio, foi refeito e modificado de acordo com os apontamentos levantados pela comunidade. A ação imediata, que foi uma determinação do prefeito Tuca Jordão, resolverá o problema das enchentes provocadas pelas chuvas constantes no local.
– Estamos agilizando o projeto, mas antes de sua execução temos que aguardar a autorização ambiental do Inea, que é diferente de licença, que não será necessária, pois se trata de um canal já existente – falou a secretária, explicando ainda que o canal também recebe as águas pluviais da Itinga e da Rua Três Amigos, e que a obra, que será de grande porte, melhorará em cerca de 80 % o escoamento da água das chuvas da região. – Desafogaremos o condomínio, que tem sofrido muito com as chuvas – enfatizou ela.
Após a autorização do Inea, o projeto segue para a licitação, que levará em torno de 45 dias para ser finalizada. O tempo de execução da obra é de 10 meses.
A obra consistirá, basicamente, da construção de um fundo de pedra, uma laje com tela e do enrocamento de pedras, que serão as paredes do canal. A espessura das paredes dependerá do resultado da sondagem do terreno, que será feita pela mesma empresa que executar as obras.
Durante a reunião, também foi anunciado pelo subsecretário Vingle Martins o início da iluminação da rua da creche até a Rua Acre.
– A ordem de serviço já foi assinada e será iniciada o quanto antes – contou ele, deixando o presidente da associação agradavelmente surpreso com a notícia. Ele contou ainda que o projeto de pavimentação e drenagem da Rua Acre já está pronto e seguirá para a licitação.
Outras melhorias para o bairro foram anunciadas também, como a manutenção dos postes de iluminação pública de todo o bairro. Já a iluminação do ginásio, tanto interna como externa, está indo para licitação. Outra novidade é a Operação Tapa-Buracos, que será feita em todas as ruas.
– Estamos fazendo de tudo para atender a Morada do Bracuhy, que também ganhará, no final do ano, uma escola nova, que será em frente ao ginásio – explicou a secretária. As obras, que foram iniciadas em março, serão entregues em novembro para a comunidade.
Além do presidente da associação de moradores, a secretária Sônia Maria e o diretor de eventos Francisco Maciel estavam presentes à reunião.
Morada do Bracuhy sem enchentes
Projeto que resolverá o problema no bairro foi finalizado e irá para licitação após a autorização do Inea