Os 11grupos de quadrilhas juninas de Angra , todos atuantes em bairros mais distantes do Centro da cidade, unidos na Associação Cultural de Quadrilhas Juninas (Acqjar) estão se aperfeiçoando a cada ano que passa. O resultado são belos espetáculos com coreografias, figurinos, adereços e grande público em todos os locais onde se apresentam. Na verdade, esses grupos vêm se firmando como uma das mais fortes manifestações culturais dos morros e bairros periféricos de Angra.
No domingo, 29, a partir das 14h, lá estarão eles com seu público cativo, convidando toda a população e turistas para assistir ao 1º Torneio de Ensaios de Quadrilha, um grande evento , cheio de beleza, apoiado pela Fundação Cultural de Angra (Cultuar), na Praça do Porto, que proporcionará toda a estrutura necessária para que os dançarinos possam se apresentar com a graça e beleza que só eles sabem fazer. Os melhores grupos serão premiados com troféus pela associação.
Segundo Ênio Valverde, presidente da Associação de Quadrilhas, os grupos, em todo o município, estão ensaiando desde março, como já é de costume na cidade, para se apresentarem nos torneios oficiais realizados pela associação nos bairros de origem dos grupos e no Arraiá da Cidade, que é o evento realizado pela prefeitura, através da Cultuar, em julho.
_ Nossos grupos de quadrilhas envolvem mais de mil jovens e crianças, que começam a ensaiar logo depois do carnaval, porque muitos deles também participam das baterias e blocos oficiais do carnaval, porque quadrilha junina e o carnaval são as duas atividades culturais que continuam muito vivas nessas comunidades. Quem for à Praça do Porto, no domingo, vai poder conferir como os jovens, crianças e adultos participantes do grupo se divertem e dançam com prazer- afirma ele.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, também está animado com o evento e já está se reunindo com a Associação de Quadrilhas para preparar mais eventos preparativos até chegar ao grande Arraiá da Cidade, nos dias 28, 29 e 31 de julho, na Praça Zumbi dos Palmares, onde os grupos se reúnem para disputar um grande torneio e oferecer mais belos espetáculos para o público.
No domingo o torneio promete muita animação com os grupos Zé da Cruz (Morro da Cruz), Escorrega Lá Vai Nós ( Belém), Zé Raimundoi (Encruzo da Enseada), Catuca Saco ( Morro da Cruz), Zé Pirraça (Frade), Compadre Nequinho ( Morro do Carmo), Dito Peres (Morro do Peres), Zé Fumaceiro (Bracuí), Zé Piri ( Campo Belo), Aconchego da Ciça (Encruzo da Enseada) e Zé Buscapé (Areal). O grupo da Dona Nena (Frade), que ainda não faz parte da associação, também irá se apresentar.
No domingo tem Torneio de Ensaios de Quadrilhas
Com o apoio da Cultuar, grupos da Associação de Quadrilhas de Angra vão se apresentar na Praça do Porto