Foi lançada na noite de terça-feira, dia 24, mais uma edição da Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita), que será realizada de 14 a 30 de outubro. A cerimônia, que aconteceu no Hotel Sheraton, no Leblon, no Rio de Janeiro, foi prestigiado pelo prefeito de Angra, Tuca Jordão, acompanhado do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares. Outro que também fez questão de marcar presença foi o presidente da Fundação Cultural de Angra dos Reis, Paulo Mattos. Ainda representando Angra no lançamento do maior festival de teatro da região, estiveram o presidente da Fundação de Turismo (TurisAngra), Daniel Santiago; o vice-prefeito Essiomar Gomes; o presidente da Câmara, José Antônio; e o vereador Ricardo Dutra.
Dezenas de artistas que participarão dos espetáculos como Danton Mello, Luciano Szafir, Katiuscia Canoro, Maria Padilha, Lucinha Lins e Roberto Bontempo, que participou de seis das sete edições da Fita. Um vídeo com momentos da Fita 2010 foi exibido, mostrando o quanto o festival movimenta a cidade. Só no ano passado foram 95 mil pessoas assistindo aos espetáculos nas duas tendas, uma com capacidade para 500 lugares e outra com 1.500 lugares. O curador da Fita, João Carlos Rabelo, agradeceu a todos e destacou a novidade que a festa apresenta este ano.
“ A novidade desta edição fica por conta da premiação ao melhor espetáculo apresentado pela Fita. Teremos um júri que vai escolher o melhor ator, a melhor atriz, o melhor cenário e todos os demais itens da ficha técnica. Porém, o prêmio mais importante será o de melhor espetáculo escolhido pelo público, já que fazemos essa festa pensando em quem assiste aos espetáculos. Aliás, foi assim que a Fita foi idealizada e cresceu: sempre experimentando e ousando com o público”, contou João Carlos, agradecendo ainda ao prefeito Tuca Jordão grande apoio ao evento.
A Fita terá um patrocínio da prefeitura no valor de R$ 1 milhão 150 mil para a realização do evento, além de R$ 350 mil para o Ateliê de Atores, que foi uma novidade de grande sucesso no ano passado. Além da Prefeitura, a Fita receberá o patrocínio do Sesc Rio, que foi representando no evento pelo vice-prefeito Essiomar Gomes, que também vice-presidente da Fecomércio-RJ.
Tuca falou da importância que a Fita tem para Angra como o principal festival de teatro do Brasil, atraindo turistas e, acima de tudo, oferecendo cultura aos moradores da cidade.
“Fico muito feliz de participar deste momento. A Fita já é um evento consolidado pelo seu sucesso de público e de crítica. Parabenizo a todos os profissionais que se envolvem nesse empreendimento grandioso que, como já foi dito aqui, começa a ser organizado imediatamente ao termino da edição anterior. Parabéns ao João Carlos Rabelo, que acreditou neste sonho e a todos os atores e profissionais do teatro pelos momentos de emoção que nos proporcionam. Vamos ultrapassar este ano a marca de 100 mil pessoas”, disse.
Paulo Mattos ressaltou que não poderia deixar de prestigiar o lançamento de mais uma edição da Fita.
"Realmente é uma festa do teatro em Angra, que movimenta a cidade. Durante duas semanas, em outubro, mais uma, vez vamos nos alimentar de teatro e isso é muito bom. Como presidente da Cultuar não poderia deixar de aplaudir uma iniciativa tão significativa para todo o setor e para o público”, destacou.
Fita 2011 é lançada em cerimônia no Rio
Evento, que conta com o patrocínio da Prefeitura de Angra será de 14 a 30 outubro