Quase 500 dançarinos, vindos de vários bairros periféricos de Angra, como os morros do Centro, Japuíba, Campo Belo, Frade, Bracuí, Belém e Encruzo da Enseada - a maioria jovens a partir de 14 anos - fizeram uma grande festa junina na Praça do Porto, no domingo , dia 29, das 14h às 21h, se apresentando em 11 grupos do 1º Torneio de Quadrilhas Juninas de Angra, que premiou como grande campeã dos ensaios a quadrilha do Zé Raimundo, do Campo Belo, do marcador Flávio Farias, mais conhecido como Véio, que vibrou com o resultado.
O torneio de ensaios , com os grupos vestidos com camisas representando a entidade e sem as roupas tradicionais dos arraiás, recebeu o apoio da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e foi organizado pela Associação Cultural das Quadrilhas Juninas de Angra, que distribuiu R$ 1 mil em prêmios entre as cinco primeiras colocadas. A segunda premiada foi a quadrilha Aconchego da Ciça (Campo Belo e Encruzo da Enseada); a terceira foi a Zé Buscapé (Japuíba); a quarta, a Zé Fumaceiro (Bracuí); e a quinta , Zé Pirraça (Frade).
Os jurados foram os integrantes da Quadrilha Dito Peres (Morro do Peres), que não participou do torneio: fez apenas a abertura do evento. No próximo ano, os integrantes da quadrilha campeã deste ano, a Zé Raimundo, é que serão os jurados e não poderão participar do torneio do ensaio. Esta regra foi criada pelos quadrilheiros da associação, permitindo que a cada ano os jurados sejam participantes das quadrilhas vencedoras.
O evento atraiu um imenso público, estimado em mais de mil pessoas. Os 11 grupos começaram a chegar cedo, a partir das 13h, acompanhados de torcida, que são os moradores das comunidades de onde são oriundos; um público que vivencia as festas juninas com muita alegria e disposição, já que as quadrilhas se apresentam em diversas localidades e são convidados para representar Angra em outros torneios fora do município.
O presidente da Associação de Quadrilhas, Ênio Valverde, ficou feliz com o resultado e já está solicitando que o presidente da Cultuar, Paulo Mattos, se mobilize e peça ao prefeito Tuca Jordão que insira o evento como parte do calendário junino oficial da cidade, porque, a partir deste ano “ o torneio já se consagrou como a atividade que abriu com chave de ouro a temporada junina em Angra”, explica Ênio.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, acompanhado do secretário de Governo Carlos Alexandre Soares e do diretor-executivo da Cultuar, Marcos Batata, marcou presença no evento.
_ Foi um belo espetáculo organizado pela associação. As quadrilhas juninas de Angra estão crescendo a cada dia que passa e se esmerando nas vestimentas e coreografias, tanto é que os ensaios já se tornam grandes festas como a que estamos vendo hoje- disse Paulo Mattos.