A Prefeitura de Angra dos Reis coordenou uma reunião de trabalho no Hospital Municipal da Japuíba, com as empresas que estão executando o projeto de finalização da unidade de saúde. O encontro foi feito na terça-feira, dia 31 de maio e contou com a participação de 17 técnicos. O objetivo foi informar o estado atual do cronograma das obras. A prefeitura pretende entregar o hospital em novembro e a entrada em operação está prevista para dezembro deste ano. "Nossa preocupação com a situação atual da saúde no município reflete-se em ações concretas: o Hospital da Japuíba, para diminuir a alta demanda na Santa Casa e os altos investimentos no setor, que já correspondem a quase 23% do orçamento", afirmou o prefeito Tuca Jordão.
Segundo os dados apresentados na reunião, cerca de 90% das obras de construção civil estão prontas e das instalações o índice chega a 80%. Dentro do hospital estão trabalhando atualmente 97 profissionais, envolvidos diretamente na finalização das obras. Além deles, há equipes de projetos e de consultoria atuando diariamente.
Todos os envolvidos no empreendimento fazem reuniões semanais, de rotina, para atualizar e acompanhar o cronograma. A nova unidade, referência regional em saúde, terá painéis solares para aquecer toda a água que será utilizada diariamente. Serão oferecidos 170 leitos, para atender às áreas de grande emergência, centro cirúrgico, observação, CTI, enfermaria geral e de ortopedia e à 2ª enfermaria geral.
E o planejamento foi cuidadoso: o hospital foi construído já prevendo o aumento da população com os grandes investimentos na economia da Costa Verde (usina nuclear de Angra III e a exploração do petróleo na camada do pré-sal) e pelo crescimento do turismo.
O projeto do Hospital da Japuíba surgiu da necessidade de suprir a demanda por serviços de alta complexidade na região. A unidade vai oferecer serviços de imagem (apoio, diagnóstico e terapia), cirurgia geral e serviços clínicos (cardiologia, neurologia, gastroenterologia, clínica geral e cirúrgica). Em cirurgia geral serão 16 especialidades, tais como cirurgia pediátrica, neurológica, do tórax, vídeo cirurgia e ortopédica, entre outras.