Dia Mundial sem Tabaco foi sucesso em Angra

Público pôde fazer vários exames na praça e recebeu informações sobre os malefícios do tabaco

Quarta-Feira, 01/06/2011 | .

 


O Dia Mundial sem Tabaco foi realizado em Angra dos Reis com sucesso. Segundo a coordenadora do Programa das Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT´s), Vanderléia Rodrigues, cerca de “180 pessoas fizeram a medição da pressão arterial e a aferição da glicose”. Mais 20 participantes realizaram o exame de boca, para verificarem se havia sintomas ou indícios de câncer.


Uma das integrantes da equipe de coordenação do programa DANT´s, Rebeca Rosa, informou que 15 maços de cigarros foram trocados por brindes (blusas, blocos de anotação e garrafas de água). Em Angra a data foi celebrada pela Fundação de Saúde (Fusar) na Praça Codrato de Vilhena (também conhecida como “praça do papão”), das 9h às 16h.


O objetivo do evento, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Fusar, Cláudia Grego, foi “atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e as doenças e mortes que poderiam ser evitadas relacionadas ao hábito de fumar”. No mesmo dia, a Fusar também realizou a comemoração no posto de saúde de Mambucaba.


O público teve a pressão arterial medida, trocou a carteira de cigarros por um brindes e participou de várias atividades, como ginástica aeróbica e desenhos de caricaturas. Os técnicos da área de saúde também distribuíram material informativo impresso, com dados sobre os malefícios do tabaco e o hábito de fumar e preservativos.


Vanderléia Rodrigues disse que “aproximadamente 30 funcionários trabalharam no Dia Mundial sem Tabaco”. Foram agentes comunitários de saúde e dentistas, entre outros profissionais da Prefeitura de Angra dos Reis. A equipe do Programa de Saúde do Homem também participou do evento, prestando informações.


A Fusar informou ainda que há unidades de saúde na cidade especializadas no atendimento às pessoas que desejam parar de fumar. No ano passado eram 14 e em 2011 já existem 16 abertas para a população. Segundo dados da Fundação, em Angra dos Reis, do grupo de pessoas que entram em associações com o objetivo de abandonar o hábito de fumar, cerca de 70% a 80% atingem o objetivo.

Secretarias relacionadas: