Escola da Monsuaba será revitalizada

A secretária de Educação e a de Obras visitam a E.M. Raul Pompeia

Quinta-Feira, 02/06/2011 | .


A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Angra dos Reis, Luciane Rabha, e a secretária de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Elenize Cambeiro, visitaram na manhã de quinta-feira, 2, a E.M. Raul Pompeia, na Monsuaba para uma vistoria. Elas estavam acompanhadas dos vereadores Jorge Eduardo e Vilma dos Santos, além de moradores da comunidade.

A escola, que funciona desde agosto de 2008, encontra-se com problemas de infiltração, o que causou o descolamento das pastilhas da fachada. A secretária Elenize Cambeiro informou que os reparos já foram solicitados à empresa que realizou a obra.

– Fizemos várias reclamações e abrimos um processo contra a empresa. Por isso, não podíamos abrir uma nova licitação para contratar um novo serviço, já que tínhamos um processo aberto. Na verdade, a escola não foi recebida pelo município. Nunca houve um termo de recebimento, não por culpa da prefeitura, mas pela obra que a empreiteira nunca terminou – contou a secretária.

A secretária de Educação informou que, com o processo encaminhado para a dívida ativa, uma nova licitação será feita, onde a escola será revitalizada, inclusive com pastilhamento em toda a sua fachada. Vale frisar que atualmente apenas uma parte da fachada é pastilhada.

– Assim que houve o problema com uma pastilha que descolou, mandamos retirar todas para serem recolocadas. E a licitação para o elevador para deficientes físicos está acontecendo hoje. O elevador voltará a funcionar – frisou ela, que explicou que grande parte dos problemas da escola deve-se à depredação dos alunos de 6º a 9º ano. A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Vera Cunha, estava na visita e mostrou fotos de torneiras do banheiro arrancadas e colocadas dentro do vaso sanitário.

– Isso foi feito por alunos. Já arrumamos duas vezes e eles voltam a fazer. Infelizmente esse tipo de problema nós só temos em escolas de segundo segmento. As de primeiro são bem mais conservadas pela comunidade escolar – contou ela.

Para amenizar o problema, a secretária de Educação informou que, desde o início do ano, a Secretaria de Educação criou um termo de compromisso para os alunos e responsáveis, que diz que o aluno tem que pagar se quebrar algum mobiliário da escola. Se o responsável provar que não tem condições de arcar com a despesa, o aluno ou o responsável paga com serviços comunitários.

– Está sendo um sucesso! Os pais estão adorando essa ideia porque cria noções de responsabilidades reais nos filhos – falou a secretária Luciane Rabha, que contou ainda que a partir de segunda-feira, 6, todas as escolas municipais receberão um novo mobiliário de fórmica para os refeitórios.

Escola da Monsuaba ganhará quadra coberta

No último dia 26 de maio a secretária Luciane Rabha, participou em Brasília de uma solenidade para assinatura do termo de compromisso para implantação de uma quadra escolar poliesportiva coberta, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal. A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad prestigiaram a solenidade.

A quadra será implantada na E.M. Raul Pompeia, na Monsuaba, e atenderá a 1.338 alunos. Angra dos Reis foi um dos 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro contemplados no processo seletivo realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O valor de referência destinado pelo MEC para construção da quadra é de R$ 490.000,00. Esse recurso será transferido ao município por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Após a devida transferência dos recursos financeiros, o município dará início ao processo licitatório para a construção da referida quadra. Segundo a secretária, o dinheiro estará sendo transferido ainda nesta semana.

Secretarias relacionadas: