Octacílio Telles Neto é o Menino Imperador

Ele mora no Morro do Abel, chega de barco no Cais de Santa luzia, na sexta-feira, dia 10, às 10h

Segunda-Feira, 06/06/2011 | .

A Prefeitura  de Angra, a Fundação Cultural (Cultuar), a Paróquia  Nossa Senhora da Conceição, artistas e a comunidade em geral, representada por dezenas de pessoas de diversos bairros da cidade,  estão a cada ano que passa abraçando  e participando cada vez mais da organização religiosa e cultural da Festa do Divino Espírito Santo.
 Exemplo disso pode ser visto no séquito, grupo de garotos que  acompanham  o Menino Imperador, neste ano representado por Octacílio  de Carvalho Teles Neto, 13 anos, morador da Rua 11 de Junho,  no  Morro do Abel (Centro da cidade).
 Do séquito fazem parte  os irmãos  Thales de Carvalho Mendes (guarda-estoque) e Thomas de Carvalho Mendes (2º vassalo),  da comunidade do Bonfim; Hugo de Melo Oliveira (mordomo), do Morro do Santo Antônio); Gabriel Seabra Bernardo (1º vassalo), da Rua Sargento Beanor (Morro do Carmo);  Bruno Moreira dos Santos (3º vassalo), da Rua Lincoln  Corrêa da Silva (Morro da Carioca); Lucas Abreu de Souza (4º vassalo), do Morro do Santo Antônio; Thiago dos Santos Anjos, Santo Antônio  (5º vassalo), Jardel Bernardo Seabra (6º vassalo), e os anjos Maria Eduarda Melo de Oliveira, e Maria Eduarda Vidal, ambas do Morro do Santo Antônio; e o comandante da barquinha Érico Borges Grave Bragança, morador do Centro.  Todos foram escolhido através de sorteio pela catequese do Centro.
 A comitiva chega  de barco à cidade, em grande festa,  na sexta-feira, dia 10, às 10h, no Cais de Santa  Luzia. Ao chegar, o Menino Imperador será recebido pelo prefeito Tuca Jordão,  banda de música, grupos de danças, autoridades, bate-moleque, burrinha e a vaca malhada.  
 O Menino Imperador Octacílio diz que sempre sonhou em ser escolhido  imperador da festa. Toda  sua família é católica. Ele é coroinha das igrejas Matriz e do Carmo e participa do sorteio há alguns anos. Em 2007 foi sorteado para mordomo e em 2008 e 2009,  para vassalo.  Seu pais são Wilson Rocha Telles e Sônia Maria de Almeida Telles. Octacílio tem uma irmã de 18 anos, Mariane de Almeida Teles, que também está radiante com a novidade. O pai Wilson explica que ter seu filho escolhido como  imperador da festa  é uma honra, porque ela  cultua o Espírito Santo em comunidade, e este  é o sentido principal da festejo religioso.
 O menino Octacílio disse que sonha todos os dias com a coroação na igreja, que , na opinião dele, é a parte mais bonita da festa, além da  procissão e a chegada de barco à cidade. Ele convida todos da escola onde estuda, o Instituto Emiliano Rosa,  e alunos das demais escolas da cidade para prestigiarem a chegada do barco e todas as passagens da festa.
 Além dos integrantes do séquito, cerca de  500 dançarinos, vindos de todos os bairros, participam da festa nos grupos dos Coquinhos, Lanceiros, Jardineiras, Velhos e Marujos. Existem pessoas como a Aparecida (a Cida do Morro do Peres),  suas irmãs Tânia e Graça e  sobrinhos, que dançam na festa há mais de 20 anos.
 Dezenas de outras pessoas também se envolvem na festa, que gera renda na cidade, com a confecção das roupas dos integrantes dos grupos de dança  e  a decoração. E neste ano, a Cultuar traz uma boa novidade que,  com certeza,  vai fazer diferença e embelezar ainda mais a Festa do Divino de Angra, que prima pela esmero nas vestimentas, decoração e nas danças:  o figurino, pesquisa  e detalhes do cenário da festa está sendo feito pelo artista Marcelo Ramos, que é o figurinista e arte-finalista do evento. 

Secretarias relacionadas: