Após uma semana de trabalho intenso nos 16 postos montados pela Subsecretaria de Transporte e Trânsito em diversos bairros da cidade, mais de 9 mil pessoas já se cadastraram no programa Passageiro Cidadão, o maior projeto social de todos os tempos da prefeitura de Angra. Todos os dias o movimento de usuários do transporte coletivo tem sido grande nos locais de cadastramento. De Acordo com o subsecretário de Transporte e Trânsito do município, Róbson Andrade, os postos do Centro têm registrado a maior procura. "A tenda na Praça da Matriz é o local onde registramos o maior movimento. Depois vem o posto na Secretaria de Ação Social, o da Japuíba, de Jacuecanga e o do Parque Mambucaba. Em média, mil e quinhentas pessoas procuram diariamente os postos para fazer seu cadastramento", disse Róbson.
Na manhã de quarta-feira, 8, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, esteve na tenda da Praça da Matriz para acompanhar o processo de cadastramento. O secretário conversou com as pessoas que estavam na fila para saber como estava o atendimento. "É muito gratificante ouvir das pessoas os elogios à iniciativa do prefeito Tuca Jordão. Fiquei orgulhoso de saber que vamos ultrapassar o número de 10 mil cadastros ainda nesta semana, o que mostra a grande adesão da população ao projeto Passageiro Cidadão", declarou Carlos Alexandre. Ainda de acordo com ele, muitas pessoas chegam com dúvidas sobre o projeto. A maior delas seria quanto à documentação dos menores de cinco anos. "É preciso levar a certidão de nascimento, CPF - que é retirado na agência dos Correios - e o comprovante de residência do responsável", complementou o secretário.
Quem já está cadastrado aguarda ansioso o momento de pagar apenas R$ 1,00 pela passagem de ônibus a partir do dia 1º de agosto. Esse é o caso da professora Maria da Glória, moradora da Praia do Jardim. "Eu faço duas viagens por dia e vou economizar bastante. Imagino a economia de quem ganha apenas um salário mínimo. É uma iniciativa que realmente merece meus parabéns". Já o aposentado Marcos Aurélio de Oliveira diz que atualmente utiliza seu carro para vir ao Centro da cidade, mas, com o início do projeto, pretende usar o transporte público. "Espero que realmente funcione, porque sei que muita gente como eu vai deixar o carro em casa. Certamente vai aumentar também o número de usuários. Então fica essa expectativa para nós". O subsecretário de Transporte informou que o estudo realizado pela Coppe/UFJR aponta para modificação significativa no sistema de transporte na cidade. "As mudanças que serão implementadas darão um transporte público de qualidade à população, resolvendo problemas como atraso de horários, a otimização da utilização dos coletivos e a diminuição de ônibus no Centro da cidade", afirmou Róbson Andrade.
Postos de cadastramento
Subsecretaria de Transportes e Trânsito
Secretaria de Ação Social
Tenda na Praça da Matriz
Subprefeitura – Mambucaba
Subprefeitura – Japuíba
Subprefeitura – Jacuecanga
CRAS – Bracuí
CRAS – Nova Angra
CRAS – Campo Belo
CRAS – Monsuaba
R.A. – Frade
R.A. – Camorim Grande
R.A. – Belém
R.A. – Enseada
R.A. – Garatucaia
R.A. – Serra D’água