Aconteceu na terça-feira, 7 de junho, no prédio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, o lançamento do Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass), um instrumento de referência para orientar as escolhas do consumidor e também preparar o país para receber os turistas na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
A portaria que institui o novo sistema foi assinada pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, numa cerimônia que contou com diversas autoridades de variadas esferas – o deputado federal Fernando Jordão participou do evento.
O sistema adota a simbologia de estrelas, em uma escala que varia de uma a cinco, na intenção de identificar as categorias nas quais serão classificados os tipos de hospedagem. A utilização do símbolo, de acordo com a portaria, será exclusiva dos empreendimentos submetidos ao processo de classificação do Ministério do Turismo (MTur).
Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia. Representando a Fundação de Turismo de Angra dos Reis, a TurisAngra, estava presente a diretora executiva da entidade Cristiane Brasil, demonstrando a importância do evento para uma cidade de alto potencial turístico como Angra dos Reis.
O SBClass, desenvolvido pelo MTur em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), faz parte de um conjunto de ações que visam estabelecer padrões e normas de qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços turísticos. O sistema define procedimentos e critérios para que os meios de hospedagem obtenham a classificação oficial do governo brasileiro.
“A grande vantagem para aqueles que aderirem ao sistema é que os empreendimentos classificados terão maior credibilidade junto aos consumidores e agentes de viagem”, declarou o ministro do Turismo durante a cerimônia.
Para solicitar a classificação – com validade de 36 meses –, os meios de hospedagem devem preencher formulários disponíveis no endereço www.cadastur.com.br. Depois da análise e aprovação da documentação, é organizada uma inspeção para avaliar a conformidade com os requisitos previstos nas matrizes de classificação. As auditorias serão realizadas por técnicos do Inmetro.
Classificação hoteleira padronizada
Lançamento da nova ação do Ministério do Turismo aconteceu no Rio de Janeiro