Classificação hoteleira padronizada

Lançamento da nova ação do Ministério do Turismo aconteceu no Rio de Janeiro

Quarta-Feira, 08/06/2011 | .

Aconteceu na terça-feira, 7 de junho, no prédio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, o lançamento do Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass), um instrumento de referência para orientar as escolhas do consumidor e também preparar o país para receber os turistas na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
A portaria que institui o novo sistema foi assinada pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, numa cerimônia que contou com diversas autoridades de variadas esferas – o deputado federal Fernando Jordão participou do evento.
O sistema adota a simbologia de estrelas, em uma escala que varia de uma a cinco, na intenção de identificar as categorias nas quais serão classificados os tipos de hospedagem. A utilização do símbolo, de acordo com a portaria, será exclusiva dos empreendimentos submetidos ao processo de classificação do Ministério do Turismo (MTur).
Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia. Representando a Fundação de Turismo de Angra dos Reis, a TurisAngra, estava presente a diretora executiva da entidade Cristiane Brasil, demonstrando a importância do evento para uma cidade de alto potencial turístico como Angra dos Reis.
O SBClass, desenvolvido pelo MTur em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), faz parte de um conjunto de ações que visam estabelecer padrões e normas de qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços turísticos. O sistema define procedimentos e critérios para que os meios de hospedagem obtenham a classificação oficial do governo brasileiro.
“A grande vantagem para aqueles que aderirem ao sistema é que os empreendimentos classificados terão maior credibilidade junto aos consumidores e agentes de viagem”, declarou o ministro do Turismo durante a cerimônia.
Para solicitar a classificação – com validade de 36 meses –, os meios de hospedagem devem preencher formulários disponíveis no endereço www.cadastur.com.br. Depois da análise e aprovação da documentação, é organizada uma inspeção para avaliar a conformidade com os requisitos previstos nas matrizes de classificação. As auditorias serão realizadas por técnicos do Inmetro.
   

Secretarias relacionadas: