A Prefeitura de Angra prestou uma honrosa homenagem ao líder comunitário Demerval de Oliveira Chaves, batizando o auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, com seu nome. O descerramento da placa na entrada do auditório foi feita em uma solenidade realizada no dia da abertura da Semana do Meio Ambiente, que vai até sexta-feira, dia 10, com uma ampla programação que inclui palestras, seminários e diversas atividades.
A solenidade teve a presença do Secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, e parentes e amigos de Demerval. O líder comunitário, que morava no bairro do Cantagalo, próximo ao município de Mangaratiba, foi assassinado com cinco tiros em janeiro deste ano. O crime causou grande indignação na população de Angra dos Reis. Demerval morreu aos 73 anos.
De acordo com o decreto 7.843, de 11 de abril deste ano, o auditório do CEA passa a se chamar Auditório Conselheiro Demerval de Oliveira Chaves. Atuante em várias causas sociais, o líder comunitário também era membro do Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Cmuma).
– Ele queria defender o meio ambiente a qualquer custo. Todos os conselheiros e a população ficaram revoltados – afirmou Dirceu Borin, conselheiro do Cmuma, lembrando do amigo e colega de conselho. Borin citou nomes como Dorothy Stang e Chico Mendes, além de outras pessoas que morreram assassinadas por lutarem em prol de causas ambientais ou questões sociais. Dorothy, por coincidência, também morreu aos 73 anos.
– Todas essas pessoas deram a vida pelo meio ambiente, e Demerval não foi diferente – disse o conselheiro.
O filho de Demerval, Elson de Oliveira Chaves, fez um breve, porém emocionado discurso para lembrar seu pai.
– Ele não era só presidente da associação de moradores do Cantagalo. Em toda Angra dos Reis, de Garatucaia ao Parque Mambucaba, quem tinha um problema falava com ele, e ele comprava a briga. Desde que me entendo por gente ele, sempre lutou pelo bem-estar das comunidades e por causas sociais – afirmou Elson.
Coube à pequena neta de Demerval o descerramento da placa. Após a solenidade, o público lotou o auditório recém-batizado para acompanhar as palestras do primeiro dia da Semana do Meio Ambiente.