Os décimos Jogos do Interior 2011 da Associação Abadá-Capoeira serão realizados no fim de semana, dias18 e 19. Será realizado através de uma parceria que vem dando ótimos resultados entre a Associação Abadá de Capoeira de Angra e a Fundação Cultural de Angra (Cultuar). A Cultuar mantém um convênio com a associação possibilitando que mais de mil crianças possam praticar capoeira, gratuitamente, em todo o município.
Os cursos, palestras e as competições do 10º Jogos do Interior do Abadá acontecerão na Casa Larangeira e no Cais de Santa Luzia, durante a manhã, tarde e noite. Mais de 30 cidades da região e representantes de outros estados e países, como mestres, professores e instrutores participarão dos jogos, que contará com aproximadamente 500 capoeiristas.
E Angra, como anfitriã, não vai ficar fora da competição. O professor Arisco (Robson Francisco Leite) já está preparando uma equipe de 20 atletas para representar a cidade. Os jogos contarão com a presença ilustre do mestre Cobra, que teve seu primeiro contato com a capoeira na adolescência, aos 15 anos, quando, junto a amigos, costumava assistir às rodas , em sua cidade Natal, Amparo (SP). Aprendendo e se aperfeiçoando com mestre Camisa, hoje é reconhecido como um dos capoeiristas mais técnicos do Rio de Janeiro.
Os objetivos dos Jogos do Interior do Abadá Capoeira
Os jogos de capoeira têm como intuito cada vez mais valorizar e divulgar a capoeira com suas características culturais e rituais. A capoeira, segundo a Associação Abadá, é muito mais que uma luta, e o maior objetivo dos jogos é avaliar o capoeirista como um todo: ritmo, habilidade, criatividade, objetividade, caracterização, continuidade e conhecimento da identidade cultural da arte capoeira.
O sistema de pontuação avalia o jogo e não os atletas individualmente, portanto, um capoeirista joga com, e não contra o adversário, pois se este não for bem, o jogo não será bom e, logo, os dois capoeiristas terão notas baixas.
A competição é desenvolvida em quatro grupos, sendo o primeiro, da corda laranja até laranja e azul; o segundo, da corda azul até azul e verde; o terceiro, da corda verde até a verde e roxa e o quarto, da corda roxa até a marrom e vermelha.
Os competidores são divididos em chaves, onde todos jogam entre si, passando para a fase seguinte aqueles que obtiverem a melhor pontuação dentro da chave.
Em cada fase, o capoeirista jogará ritmos diferentes, dentro de cada grupo: São Bento Grande (jogo rápido), Angola (jogo lento), Iuna (jogo acrobático) e Benguela (jogo intermediário do São Bento Grande e Angola).