A Semana do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 6 e 10 de junho, foi encerrada na noite de sexta-feira, 10, com a palestra “Sistema de gestão ambiental portuária”. O gerente SMS do Porto de Angra, Ricardo Carmello, explicou como a Technip, arrendatária do porto, opera o terminal de acordo com a legislação ambiental.
“Uma de nossas principais preocupações é a permanente qualificação de nossos fornecedores”, disse. Ele é engenheiro de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
O público da palestra, majoritariamente formado por estudantes de cursos técnicos ligados ao setor de meio ambiente, quase lotou o auditório do Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara. “SMS é a sigla para Segurança, Meio Ambiente e Saúde e meu trabalho representa esse núcleo na instalação portuária”, afirmou o engenheiro Ricardo.
No início da apresentação foi detalhado o processo de arrendamento do porto, com os problemas encontrados, em 2009. “Só neste ano investimos R$ 9,6 milhão para resolver os passivos ambientais”, segundo o palestrante.
Ainda na primeira fase de reestruturação, a empresa realizou a análise da água utilizada e de efluentes, a limpeza e higienização dos reservatórios e o monitoramento do abastecimento das embarcações. “Nessa etapa de fornecimento o risco de haver derramamento de óleo é muito grande, por isso o extremo cuidado que temos”, explicou.
A qualificação dos fornecedores traduz-se em contratos de co-gestão, ou seja, os transportadores de resíduos do tipo classe 1 também são responsáveis pelo meio ambiente. Esse material, de acordo com Ricardo Carmello, não é incinerado e sim destinado a aterros específicos, previamente preparados.
Outra ação feita permanentemente no Porto de Angra é a auditoria de qualificação dos prestadores de serviços. A Technip verifica se a empresa é capacitada, de acordo com a legislação. Quando isso não ocorre, apenas o prestador ganha tempo para adequar-se, mas naquele momento ele não pode atuar na cadeia de fornecedores.
A palestra terminou às 21h30, encerrando oficialmente a Semana do Meio Ambiente em Angra dos Reis. O tema da semana foi “Florestas: conservar para viver”, sendo debatido, com outros assuntos, através de seminários, oficinas, exibição de filmes e saídas a campo. O evento foi uma realização da Prefeitura de Angra dos Reis, com o patrocínio da Eletrobrás Termonuclear (Eletronuclear), Locanty e Technip.