Prefeito visita a Morada do Bracuhy

O Centro Municipal de Educação Infantil atenderá a 250 crianças.O período de pré-matrícula vai até dia 30

Segunda-Feira, 13/06/2011 | .


O prefeito Tuca Jordão esteve na quarta-feira, 8, no condomínio Morada do Bracuhy e visitou o mais novo Centro Municipal de Educação Infantil  (Cemei) do município e as obras da nova escola do bairro. Na ocasião, o prefeito também participou de um plantio de árvores no Cemei (que vai receber o nome Júlia Moreira da Silva) junto com os alunos da E.M. Morada do Bracuhy.

A ação do plantio é uma iniciativa da Secretaria de Obras, Habitação e Serviço Público, através da Subsecretaria de Parques e Jardins, que está promovendo uma série de eventos em comemoração à Semana do Meio Ambiente em todo o município.

Foram plantadas três espécies de árvores de médio e grande porte no gramado, na frente da creche, e o prefeito Tuca Jordão falou com os 45 alunos , do 2º e 3º ano da escola, sobre a preservação do meio ambiente.

– O bairro de vocês está ganhando muitos investimentos e tem uma vegetação que precisa ser preservada. Vocês sabiam que a água que existe aqui é suficiente para abastecer todo o município? Vamos guardar a natureza e preservar nossas riquezas, que garantirão um futuro para vocês e seus filhos – conversou ele.

Antes do plantio, os alunos passearam pelo bairro e receberam instruções das biólogas Rosimara Walhs e Rita Svorc e da subsecretária de Parques e Jardins, Elisabeth Brito, sobre o cuidado com as árvores plantadas nos canteiros do condomínio, que são, muitas vezes, alvos de vandalismo.

Foram plantados dois ipês-amarelos, que são árvores de médio porte, um ipê-rosa e uma sibipiruna, que são de grande porte. As mudas das árvores plantadas, nativas da mata Atlântica, já estavam mais desenvolvidas, com uma altura de cerca de dois metros, o que, segundo as biólogas, pode garantir um maior sucesso do plantio.

Prefeito visita a creche que será inaugurada em agosto

Após o plantio, o prefeito Tuca Jordão, acompanhado da secretária de Obras, Elenize Cambeiro, do subprefeito da região Sul ,Silas Gonçalves, e do presidente da Câmara, José Antônio Azevedo, visitou as instalações do Cemei, que será inaugurado em agosto.

O Cemei tem 1.400 m2 de área construída em um terreno de 2.800 m2 e foi edificado com recursos do governo federal em parceria com a Prefeitura de Angra. Ele tem capacidade para atender a 250 crianças de quatro meses a cinco anos de idade.  Também terá uma sala de informática, um anfiteatro no pátio externo, um pátio coberto, com um gramado sintético, cozinha, refeitório, lavanderia, dEspensa e as salas de direção, secretaria e dos professores.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, no primeiro momento o Cemei só atenderá as crianças até os quatro anos de idade, mas em 2012 atenderá também à pré-escola.

A secretária Elenize Cambeiro informou que o modelo da creche já veio do governo federal e que o Fundo Nacional de  Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelas vistorias, falou que a creche de Angra  é uma das poucas, em todo território nacional, que quase não precisou de mudanças após as vistorias.

– Eles elogiaram nossa obra e nos afirmaram que ela ficou do jeitinho que foi projetada. Poucas prefeituras conseguiram esse feito – contou ela.

A rua em frente à creche será pavimentada, e a iluminação já está toda feita, por determinação do prefeito Tuca Jordão.

– Vamos pavimentar essa rua. A licitação já foi feita e vamos inaugurar a creche, que se tornará um Cemei, com tudo isso pronto. O mobiliário será todo montado, já pedi à secretária de Educação, Luciane Rabha, que adiantasse tudo para que, no final de julho, a gente entregue essa bela obra – falou o prefeito.

A creche terá três salas, que atenderão crianças até os quatro anos de idade, com banheiros, trocadores e toda a estrutura necessária para o funcionamento de uma creche. Além da sala da pré-escola, que terá banheiros infantis feminino e masculino.

Pré-matrícula para o Cemei

     
O período de pré-matrícula é de 1º a 30 deste mês. Os responsáveis interessados deverão comparecer, nesse período, para realizar a inscrição em uma das seguintes unidades escolares: E.M. Áurea Pires da Gama (Bracuí), E.M. Morada do Bracuí (Bracuí), E.M. Joaquina Maria Rosa dos Santos (Itanema), E.M. Prof. Francisco de Assis Oliveira Diniz (Sertão do Bracuí), E.M. Ângelo Francisco Jerônimo (Ariró) e E.M. D. Pedro I (Serra D'Água).

O responsável, nesta fase de pré-matrícula, deverá apresentar na unidade escolar os seguintes documentos: comprovante de trabalho da mãe, certidão de nascimento da criança (original), comprovante de residência ou último recibo de aluguel (original). Em caso de crianças com necessidades educacionais especiais, apresentar laudo médico ou equivalente.

Vale ressaltar que a pré-matrícula é um levantamento de demanda de crianças pretendentes na comunidade e não garante a vaga na creche. As vagas serão preenchidas de acordo com critérios previamente  estabelecidos.

O processo de seleção será feito pela Gerência de Planejamento Estatístico e Educacional, através de sistema eletrônico, e a lista de vagas será divulgada no dia 18 de julho, no próprio Cemei. Quem for contemplado nesaa lista terá o período de 18 a 29 de julho para confirmar a matrícula. Em caso de não comparecimento para confirmação, a vaga será direcionada para outra criança da lista de espera. Para informações adicionais, ligar para (24) 3377-1964.

Prefeito visita a obra da nova escola Morada do Bracuhy

O prefeito visitou também a obras da escola Morada do Bracuhy, que está na fase das fundações. A escola terá quatro salas de aula, além de uma biblioteca, auditório, acessibilidade total para deficientes físicos, cozinha, refeitório, despensa, área coberta, pátio externo e terá pastilhamento em toda a  sua fachada, que também será gradeada.

A unidade tem capacidade para anteder a 240 crianças, e as obras foram iniciadas no final de março. A previsão para entrega é de oito meses e o investimento da prefeitura é de R$ 2 milhões.

Secretarias relacionadas: