Vacinação contra pólio e sarampo

Ação começa nesse sábado

Quarta-Feira, 15/06/2011 | .


Acontece no próximo sábado, dia 18 de junho, mais uma etapa da campanha nacional de vacinação contra a pólio, doença sob controle no Brasil, porém ainda endêmica em quatro países da África. A campanha tem como objetivo vacinar todas as crianças de zero a cinco anos, independente do estado vacinal – isto é, de quantas doses da vacina a criança tenha tomado. Segundo dados da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) a cidade tem 14 mil crianças para serem vacinadas. Como o município recebe grande número de turistas nos fins de semana, o Ministério da Saúde enviou 15 mil doses da vacina antipólio para a campanha do próximo sábado. Cerca de 300 profissionais estarão de plantão em todas as unidades de saúde da cidade entre às 8h e às 17h para aplicar a vacina. De acordo com a responsável técnica de pela imunização da Fusar, Elenice Dayube, é de suma importância que pais e responsáveis levem o cartão de vacinação. "As crianças não deixarão de receber a dose da vacina caso os pais não levem o cartão, mas assim pode ser que a criança receba uma dose desnecessária", explicou Elenice.

Em paralelo à vacinação antipólio, começa no mesmo dia a campanha de vacinação contra o sarampo, doença até o momento sob controle no Brasil, mas com três casos confirmados no Estado do Rio, entre abril e maio do corrente ano, todos provenientes de contato com turistas da Europa, onde no momento apresenta-se um surto da doença. Neste caso, o objetivo é vacinar todas as crianças maiores de um ano e menores de sete, independente do número de doses já tomadas pela pessoa. Mas, diferente da campanha contra a pólio, que acontece somente no sábado, a campanha contra o sarampo vai se estender até o dia 22 de julho. De acordo com a Fusar, a meta é vacinar 15 mil crianças durante esse período.

As vacinas só serão contraindicadas em casos de doença febril aguda grave. Em situações em que a criança apresente coriza, espirros, resfriados e/ou estiver fazendo uso de medicamentos, ela deverá ser levada ao local de vacinação e terá seu caso avaliado.

Secretarias relacionadas: