Nessa segunda-feira, dia 13, o Iate Clube Aquidabã foi palco para a apresentação do planejamento estratégico da gastronomia de Angra dos Reis, evento realizado por um grupo de empresários que desenvolveram este projeto com o auxílio do Sebrae/RJ e com o apoio da TurisAngra e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A equipe se reuniu durante cerca de dois meses para traçar metas a serem alcançadas até 2014 – prazo estipulado pelo grupo para que o setor esteja totalmente dentro dos critérios traçados no planejamento.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da TurisAngra, Daniel Santiago, que ressaltou a importância de os empresários do setor estarem unidos com o propósito de identificar e apontar soluções para os problemas cotidianos do mercado. “Nós (TurisAngra) entendemos que essas ações são fundamentais para que Angra dos Reis tenha, cada vez mais, um turismo forte. Quero parabenizar a iniciativa deste grupo de empresários responsável por este planejamento e também o apoio do Sebrae e da Abrasel, entidades parcerias da cidade”, ressaltou Daniel.
A relações-públicas da Abrasel Rio de Janeiro, Vera Peixoto (representante da presidente da entidade no Rio, Anna Maria Torres), falou das experiências positivas conquistadas com este mesmo trabalho feito aqui em Angra. “A organização é fundamental para o fortalecimento do turismo. O turista vem conhecer a cidade e inevitavelmente come. A gastronomia é um atrativo muito forte e Angra dos Reis está indo pelo caminho certo, ou seja, o de união entre os empresários com foco no setor. É nos organizando e nos qualificando que iremos encontrar o caminho para o sucesso”, enfatizou Vera Peixoto.
A empresária Regina Nicolau, uma das responsáveis pela realização do evento e representante da Abrasel em Angra, estava muito satisfeita com resultado do trabalho. O planejamento estratégico foi apresentado ao público pela consultora do Sebrae, Marlise Porto, e pelo empresário do setor gastronômico de Angra, Mauro Lisboa.
De acordo com Marlise e Mauro, primeiro foi realizada uma análise da situação atual do mercado, os aspectos positivos e negativos, bem como as principais preocupações. Os positivos apontados pelo grupo incluem a beleza natural da cidade, os monumentos e igrejas e, entre outras coisas, o início do fortalecimento do setor com a união dos empresários. Os principais problemas apontados passam pela qualificação da mão de obra e a divulgação de eventos do município até o fomento da circulação dos angrenses pelo comércio, principalmente aos sábados, e domingos, quando está fechado.
A meta é chegar a 2014 com os problemas sanados e Angra ter conquistado a posição de melhor gastronomia da região Costa Verde. Para tanto, o grupo pretende fortalecer a Abrasel no município, trazer e oferecer cursos de capacitação profissional tanto para o empresário quanto para o funcionário, disponibilizar profissional nutricionista para organizar os estabelecimentos comerciais, criar um calendário anual de eventos e organizar melhor esses eventos em relação a estrutura, incentivar o turismo através de campanhas, buscar parcerias, estreitar a relação empresários e poder público e apresentar projetos de melhorias para o poder público.
Planejamento Estratégico da Gastronomia
Meta é tornar a culinária angrense a melhor de toda a região até 2014