A Praça do Porto, no Centro da cidade, espaço consagrado por apresentar shows musicais e espetáculos diversos gratuitos, oferecidos pela prefeitura através da Fundação Cultural de Angra dos Reis, ganhou nova roupagem para atender aos 106 compositores de Angra que se inscreveram no XV Festival de Música e Ecologia.
A Cultuar montou uma grande palco coberto, com som de primeiríssima qualidade, para que todos os músicos possam se apresentar. Das 106 músicas serão escolhidas 15, para concorrer com outras 15 selecionadas entre as 556 composições inscritas de todo o Brasil.
A seletiva de Angra começou na noite de ontem, 14, a partir das 20h, e só vai terminar na noite de domingo. Por noite, se apresentarão blocos de 17 a 18 músicas. Os jurados convidados são o carioca e morador de Angra, professor de língua portuguesa e literatura Marco Aurélio de Souza Cardoso, autor do trabalho acadêmico “Titãs: uma crítica ao social”; o compositor, violinista, professor de um Centro Musical (Cigam) e participante do Grupo Zangareio, o carioca Marcílio Figueiró; e Wingler Martins, músico e compositor, guitarrista de uma das melhores bandas de rock de Angra, na década de 1960, a The Woolsacks.
Na noite de ontem as torcidas animadas começaram a chegar bem cedo na praça, com faixas e cópias das músicas para distribuir para o público, dando o toque de disputa e alegria característico dos festivais.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, visivelmente feliz, acompanhava tudo de perto. Segundo ele, a recomendação do prefeito Tuca Jordão é dar todo o suporte necessário para os músicos de Angra se apresentarem com as mesmas condições técnicas oferecidas para músicos convidados.
_ Estamos felizes porque tudo está saindo como planejamos. Os músicos e o público estão satisfeitos com a estrutura montada pela prefeitura, e até o domingo a disputa ficará melhor ainda. Toda a população está convidada para torcer por nossos músicos e conhecer suas produções – convida ele.
A professora Ana Cláudia estava na plateia rodeada de alunos, e na maior festa. “Vamos estar aqui em quase todas as noites e depois faremos um trabalho de redação em sala de aula sobre como os festivais são organizados.
A segunda fase do festival acontecerá em julho, no Abraão (Ilha Grande), com a semifinal nos dias 7 e 8 e a final no dia 9. Da semifinal participarão 30 composições: 15 de Angra e 15 do restante do país, que já foram escolhidas pela Escola de Música Zangareio e se encontram nos sites www.fundacaocultuar.com.br e www.angra.rj.gov.br. Da grande final participarão 15 composições. A Prefeitura de Angra distribuirá R$ 47 mil em prêmios.