"Não jogue seu óleo pelo ralo" no Frade

Campanha para recolhimento de óleo vegetal usado está acontecendo em 15 escolas municipais

Quinta-Feira, 16/06/2011 | .


A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, firmou uma parceria com a Empresa Disque Óleo Vegetal Usado para implantar nas escolas da rede municipal de ensino o projeto “Não jogue seu óleo pelo ralo”. O projeto já foi implantado em 12 escolas e, em todas, a receptividade e curiosidade das crianças quanto ao destino do óleo vegetal usado na cozinha de suas mamães foi o ponto alto da palestra-relâmpago e exposição de materiais, realizada pela empresa.

No dia 8 foi a vez da E.M. Prefeito José Luiz Reseck, no Frade, onde os alunos do primeiro segmento, de 1º ao 5º ano puderam aprender a respeito do mal causado pelo óleo vegetal despejado pelo ralo.

– O óleo vegetal usado representa um agente poluidor importante para o meio ambiente, sendo um causador de poluição nos rios, mares e solo, pois é geralmente descartado nos recursos hídricos (através do esgoto doméstico) ou no próprio solo – explicou a representante da empresa, Carla, aos alunos da escola, que também assistiram a um vídeo, fizeram muitas perguntas e conheceram produtos feitos através da reciclagem do óleo usado, como ração de animais, diversos tipos de sabão e o combustível biodiesel.

O projeto consiste na instalação de recipientes coletores de óleo de cozinha usado (proveniente do preparo de alimentos nas residências dos alunos, professores e demais funcionários) nas escolas municipais.

– As escolas estão se tornando um ponto de coleta desse resíduo, que será recolhido pela empresa para reciclagem. Em cada unidade está sendo negociada uma troca, como por material didático. Mas nosso objetivo principal não é esse. Queremos mesmo conscientizar. Estima-se que devam ser gerados cerca de 42 mil litros por mês desse resíduo nas residências do município  – explicou Deiva Reis, gerente do Núcleo Educacional de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

As escolas Profª. Cleusa Jordão, Mauro Sérgio da Cunha, Tânia Rita de Oliveira, Francisco Pereira da Rocha, Prof. Ururahy, Cornelis Verolme, Raul Pompeia, D. Pedro I, Cacique Cunhambebe, Prefeito José Luiz Reseck, Nova Perequê e Frei Bernardo  já tiveram o projeto implantado.

A empresa que firmou a parceria com o município tem sua matriz em Duque de Caxias, onde é realizada a reciclagem do óleo coletado, e recicla cerca de 200 mil litros de óleo por mês. O polo responsável pelo transporte e coleta do óleo usado na Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty e Rio Clado), se situa em Angra, onde foi iniciada a campanha “Não jogue seu óleo pelo ralo”, em 2007, tendo sido recolhidos 400 mil litros de óleo vegetal usado.

No segundo semestre, o projeto será ampliado a outras unidades escolares.

Secretarias relacionadas: