Violência contra o idoso foi tema de seminário

2º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa reuniu um grande público na Câmara

Sexta-Feira, 17/06/2011 | .


Na quarta-feira, 15, aconteceu o 2º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, realizado pela Câmara Municipal, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e apoiado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social e Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa.

O evento, que estava com a plenária lotada, foi dirigido pela vereadora Lia, que fez um breve relato histórico sobre o dia mundial em que se comemora a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e falou sobre a importância do evento, ressaltando a participação direta da sociedade no tema.

O representante da Fusar, Paulo César Benzi,  ressaltou a participação do Legislativo em consonância com o conselho e o governo municipal para  realizar o evento.

– Fico feliz em estar no segundo ano de realização do seminário e poder participar dessa parceria e contribuir para o avanço dessa luta frente a violência contra a pessoa idosa – falou o representante da Fusar.

A assistente social Cássia Marques, representando a secretária Jane Veiga, também falou sobre a política do município de assistência à pessoa idosa e justificou a ausência da secretária, que estava em um evento do governo do Estado, no Rio de Janeiro.

– Quero parabenizar a união das entidades que trabalham com os idosos, que, no decorrer da semana, promoveram eventos que integraram um público bacana. A assistência social, desde a implantação da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (Suas), vem organizando os seus serviços, programas e projetos em níveis de proteção. E os idosos estão dentro desse contexto, como usuários prioritários dessas ações – falou Cássia, que anunciou que o Conselho Municipal dos Idosos e a Secretaria de Ação Social estarão promovendo, no dia 29 de junho, o 2º Fórum dos Direitos da Pessoa Idosa, onde estará sendo escolhida  uma delegação para participar da conferência regional, que acontecerá em Mangaratiba.

Uma das palestrantes do evento, a  presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria da Penha, parabenizou a parceria com a Câmara.

– Hoje é um dia de reflexão e parabenizo a iniciativa do Conselho Municipal   dos Direitos da Pessoa Idosa, que, através de uma parceria com a Câmara, está realizando o evento no plenário da Câmara, trabalhando junto aos legisladores do município – ressaltou ela.   

Secretarias relacionadas: