Angra dos Reis está em clima de festival: 662 músicas foram inscritas para o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, que vai distribuir R$ 47 mil em prêmios. De Angra foram inscritas 106 canções, e de outras cidades do Brasil, 556. O festival, de 7 a 9 de julho, no Abraão (Ilha Grande) é uma realização da Prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural (Cultuar). Gal Costa é a grande atração do festival.
A semifinal, com 30 músicas, acontecerá nos dias 7 e 8 de julho. Dessas, 15 sairão para a grande final, no dia 9. Diversos espetáculos e atividades ambientais também movimentarão o festival.
Seletiva das músicas de Angra estão animando ainda mais as noites de Angra
Pela primeira vez, a Cultuar está realizando uma seletiva para escolha das músicas de Angra que irão para a semifinal do festival, em praça pública e com jurados. A iniciativa agradou em cheio à população, que está vibrando e comparecendo em peso para torcer pelas músicas.
A seletiva para a escolha das 15 músicas de Angra que irão para a semifinal está sendo realizada na Praça do Porto (Centro da cidade) desde a noite de terça-feira, 14, transformando o espaço em uma grande festa. Grande público, artistas de vários bairros e torcidas animadas estão lotando o espaço. A seletiva acontece até o domingo, 19, a partir das 20h. Por noite, estão se apresentando blocos de 17 músicas. Após a apresentação da última música de domingo, a Cultuar anunciará as canções semifinalistas de Angra.
As 15 semifinalistas de outras cidades já estão escolhidas
Uma escola de música já escolheu as 15 músicas, vindas de outras cidades.A relação com as canções selecionadas está publicada nos sites da Cultuar, http://www.fundacaocultuar.com.br/ e no da prefeitura, http://www.angra.rj.gov.br
Em cumprimento ao Regulamento do festival, a Cultuar informa que a música "Tributo a Chico Mendes, de autoria de Ubiratan Souza, que se encontrava na lista dos sites da prefeitura e da Cultuar, como selecionada, teve que ser desclassificada por infringir o Art.IV, inciso 10.1 do regulamento, que não permite que músicas que tenham sido gravadas comercialmente participem da seleção. A nova canção classificada é “Serenata de Mar”, de Patrícia Rabelo/Márcio Farias, de Belém (PA).