A seletiva para a escolha das 15 músicas de Angra que vão para a semifinal do XV Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande foi uma das iniciativas mais acertadas da Prefeitura de Angra na área cultural, na opinião do público que lotou a Praça do Porto (Centro da cidade) durante seis noites, de 14 a 19.
O resultado com as 12 músicas de tema livre e as três do tema ecologia foram anunciadas no palco logo depois da apresentação do último bloco de músicas concorrentes.
A seletiva foi realizada pela Fundação Cultural de Angra (Cultuar) em clima de festa, com a praça lotada e aplaudindo as 106 músicas que se apresentaram no palco para os jurados Wingler Neves (músico), Marco Aurélio (professor de língua portuguesa) e Marcílio Figueiró (músico).
Todos os músicos que se inscreveram tiveram oportunidades de subir ao palco para defender suas canções, em variados estilos : MPB, samba, pagode, reggae, xote, rock e outros. Muitos aproveitaram a ocasião para falar sobre a necessidade de paz no mundo, defender movimentos sociais e alertar que precisamos cuidar melhor da natureza. Letras falando sobre a poluição no mar, rios e manguezais e os riscos da usina nuclear também foram muito aplaudidas.
Torcidas animadas com faixas e distribuindo letras das músicas deram um toque especial ao festival. Outros grupos também se destacaram, como o da estudante Milene da Conceição, 14 anos, que veio de Rio Claro(RJ) com uma turma para participar do evento. “Viemos durante três noites e gostamos de várias músicas, principalmente dos reggaes. Se pudesse, viria em todos os dias. Foi uma oportunidade que eu não podia perder, porque meus pais ainda não permitem que eu vá para a Ilha Grande com amigos. Então, quando eu soube que uma etapa seria aqui na praça, e de graça, fiquei feliz. Tenho uma tia que mora aqui na cidade, e foi mais fácil. Já vim a vários shows do projeto Noites Angrenses e gosto muito. Coisas boas têm que ser aplaudidas”, disse a jovem.
Para Paulo Mattos, presidente da Cultuar, compositor e vencedor de diversos festivais em Angra, a seletiva de Angra foi uma comprovação de que os governos municipais devem ter a preocupação e a sensibilidade de ouvir os artistas. “Há muito tempo que os músicos da cidade vinham sonhando com a possibilidade de defender suas músicas em praça pública, mas nunca foram ouvidos. Desta vez foi diferente. O prefeito Tuca Jordão e o secretário de Governo, Carlos Alexandre Soares, compraram a ideia e nos possibilitaram esta grande festa. Todos saímos ganhando: os músicos de Angra e todo o público. Acredito que a seletiva na praça veio para ficar ”, afirmou ele.
15 músicas semifinalistas de Angra
Tema livre
Super-homem do Avesso - Tico de Almeida
A Lenda de Jorge Grego - Nei Ramos/Erivelton
O Preço da Liberdade - Felipe Silva
Veneno - José Carlos de Oliveira/Marcos Fonseca
Nevoeiro - Marcus Vinicius / José Carlos Miranda
Saga de Adão, Tonho e Iasmin - Valdo Albino e Fernando Grande
Xote Árido - Alexandre N. de Araújo
Partido da Sogra - Luís A. Rodrigues
Manha - Maurício Macuco
O que Nós Vamos Fazer - Ricardo M. Pereira
Angra Geração Alegria - Manoel do Rosário
Se não Fosse Você - José A. da Silva
Tema Ecologia
Saco do Céu - Wolney, Margareth e Ivan Silva
Lamento Caranguejo - Rico Menezes/Marcos Vinicius
XI Mandamento - Wanir de Oliveira
15 músicas semifinalistas de autores de todo o Brasil
Em cumprimento ao Regulamento do XV Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, a Fundação de Cultura de Angra dos Reis informa que a Música "Tributo a Chico Mendes", de autoria de Ubiratan Souza, foi desclassificada por infringir o Art.IV, inciso 10.1 do Regulamento. Nova música classificada: "Serenata de Mar" - Patrícia Rabelo/ Márcio Farias /Belém do Pará- tema livre.
Tema livre
O seu Tipo - Marcelo Segreto/São Paulo
Feliz pra Cachorro - Pedro Viáfora e Celso Viáfora - São Paulo
Enquanto Isso - Jorge Andrade e Luiz Pardal - São Paulo
Pirambeira Abaixo - Kico Zamarian/São Paulo
Suspiro e Saudade - Bilora/Minas Gerais
No Osso - Thirone/ Rio de Janeiro
A Lapa que Eu Vi - Manoel Menezes e Raul Menezes/ Rio de Janeiro
Canto de Folia - Zé Alexandre e Paulo Delfino/ Minas Gerais
Navegador de Sonhos - Gilton Della Cella/ Bahia
Maracatu, Samba e Baião - Ito Moreno / São Paulo
Na Batida do Tambor - Fabrício dos Anjos/ Pará
Serenata de Mar- Patrícia Rabelo/ Márcio Farias /Belém do Pará
Clave de Vento - Adriano Sperandir e Jaime Vaz Brasil/ Rio Grande do Sul
Três Marias- Marcelo Bruno, Luciana Barroso, Karla da Silva e Érika Creder/ Rio de Janeiro
Tema ecologia
Xote da Ilha - Fernando Cavallieri/ São Paulo