A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, aderiu ao Programa Mais Educação, do governo federal, instituído como uma estratégia para induzir a ampliação da jornada escolar e possibilitar a organização curricular na perspectiva da educação integral.
O programa contempla 13 escolas municipais de anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, totalizando 4.450 alunos distribuídos nos seguintes bairros: Centro (E.M. Alexina Lowndes), Morro da Glória (E.M. João Carolino dos Remédios), Vila Velha ( E.M. Maria Hercília Cardoso de Castro), Japuíba ( E.M. Tereza Pinheiro de Almeida, E.M. Santos Dumont e E.M. Almirante Tamandaré), Belém (E.M. Prof Tânia Rita de Oliveira Teixeira ), Bracuí (E.M. Áurea Pires da Gama), Frade (E.M. Cacique Cunhabebe), Marinas (E.M. Frei Fernando Geurtse), Parque Mambucaba (E.M. Nova Perequê) e Ilha Grande (E.M. Brigadeiro Nóbrega).
– Num contexto socioeconômico de desigualdade, como o da sociedade brasileira, o Mais Educação é um programa que dialoga com a política pública implementada em nosso município, os Centros de Educação e Horário Integral (CEHIs), que amplia a jornada escolar, com a perspectiva de investir na educação integral e, por conseguinte, num futuro mais promissor para a nação – explicou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha.
Em maio de 2011, estas unidades escolares iniciaram a ampliação da jornada escolar, oferecendo aos alunos oficinas diversas, como: rádio escolar, danças, ginástica rítmica, canto coral, matemática, letramento, tae kwon do, tênis de mesa, ioga, fotografia, hip-hop, banda/fanfarra, vídeo, xadrez tradicional, informática e tecnologia da informação, iniciação musical por meio da flauta doce, judô, jornal escolar, horta escolar e/ou comunitária e educação para sustentabilidade, de acordo com a escolha de cada escola.
Na E.M. Alexina Lowndes, que está atendendo temporariamente os seus alunos no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), o programa está sendo um sucesso e muito bem aceito pelos alunos. Segundo a diretora Cláudia Júdice, o envolvimento dos alunos com a escola aumentou bastante e auxilia no desempenho e desenvolvimento dos mesmos com as matérias escolares.
– Agora, eles ficam sete horas na escola. A grade foi aumentada em uma hora e 40 minutos, e a escola se tornou mais ativa. Aqui, são 100 alunos atendidos e aderimos ao hip-hop, banda/fanfarra, letramento, tênis de mesa e dança – contou a diretora da escola.
– A educação integral é uma grande ferramenta para pensarmos novas possibilidades educacionais. Não é apenas um aumento na jornada escolar, é pensar na articulação e integração plena dos educandos na sociedade – afirma ainda a secretária.
Programa Mais Educação em escolas de Angra
A adesão aumenta a jornada escolar com atividades extracurriculares e torna a escola mais ativa
.