A Prefeitura de Angra continua o combate à dengue por toda a cidade, através dos mutirões feitos pela Fundação de Saúde (Fusar). No domingo, dia 19, agentes da Vigilância Ambiental estiveram na Praia do Anil e nos morros da Fortaleza e do Tatu. Eles visitaram 353 imóveis nos três bairros e realizaram os serviços de borrifação de inseticida, vedação de caixas d´água e retirada de resíduos sólidos (lixo). Atuaram nos locais 31 funcionários.
Paralelamente ao trabalho intensificado neste ano, a Fusar já está fazendo o planejamento para 2012. Na segunda-feira, dia 20, foi realizada uma reunião, na sede da fundação, com representantes das secretarias de Fazenda, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com a subsecretaria de Transportes e Trânsito e demais integrantes da equipe de saúde.
Segundo a presidente da Fusar, Maricelma Datore, o objetivo foi “formar um grupo de trabalho para fazer o planejamento da prevenção em 2012”. Ela disse que já há uma preocupação, em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro, com a possibilidade de ocorrer uma epidemia de dengue no próximo ano.
Por conta disso, a prevenção à doença não para na semana do feriado de Corpus Christi. Segundo o diretor de Vigilância Ambiental da Fusar, Leonardo Almeida, o serviço continua nos dias 21, 22 e 26 de junho. “Vamos, nesses dias, trabalhar em Camorim Grande, Vila Nova, Marinas, Praia do Jardim”. No domingo, dia 26, será a vez da equipe ir ao Frade.
A ação do dia 19, domingo, foi realizada de 8h30 às 14h30, quando os agentes de combate a endemias e de controle de vetores visitaram imóveis na Praia do Anil e nos morros da Fortaleza e do Tatu.
“Nossas equipes fizeram a borrifação de inseticida nesses locais e retiraram muito lixo, encontrado na quadra do Morro da Fortaleza”, disse a supervisora Geral de Campo, Marcília Oliveira. Ela reforça o pedido da Prefeitura de Angra à toda a população, para que não deixe acumular água em pneus, recipientes como garrafas e vasos de plantas, entre outros, que ficam expostos à chuva. Se isso acontece, surgem novos focos do Aedes aegypti, o mosquito que transmite a dengue.
Além dos mutirões na semana do feriado, a Prefeitura de Angra, através da Fusar, prossegue no fim do mês de junho com os mutirões de combate à dengue nos dias 28 (em Nova Angra) e 29 (Parque Mambucaba, morros da Carioca e do Abel).