Angra dos Reis sediou mais uma vez um grande encontro de capoeira. Desta vez, os integrantes foram os capoeiristas dos grupos Abadá Capoeira de todo o Brasil, recebidos, com toda a honra, pelo grupo de Angra do professor Arisco e pela prefeitura através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar).
Os X Jogos do Interior do Abadá Capoeira foram realizados em dias cheios de sol e noites enluaradas, tornando o evento ainda mais bonito, de 17 a 19 de junho, na Casa Larangeira, onde aconteceram as palestras e cursos, e no Cais de Santa Luzia , palco das rodas e dos jogos durante a manhã, tarde e noite.
Mais de 30 cidades do Estado do Rio enviaram representações, somando mais de 100 competidores. Além das competições também aconteceu um grande aulão para crianças, jovens e adultos, aberto a todos os interessados.
O grupo Abadá de Angra fez bonito nas competições ficando com dois segundo lugares na classificação geral: nas categrias A e B. Presenças ilustres dos mestre Cobra e Nagô, figuras importantes da Associação Abadá do Brasil, que já levaram a arte brasileira para mais de 40 países, marcaram os jogos.
O evento também foi abrilhantado por participantes do Abadá do Rio Grande do Sul, de Cabo Verde (África) e por dois atletas especiais de Angra, Luciano e Klause, além da presença maciça do público formado por pais, parentes e amigos dos capoeiristas.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos; o secretário de governo, Carlos Alexandre; o diretor-executivo da Cultuar, Marcos Batata ; e o subsecretário de Trânsito da prefeitura, Robson Andrade, prestigiaram o evento.
Paulo Mattos considerou os X Jogos do Interior como de extrema importância para valorizar o trabalho de todos os professores de capoeira da cidade. “Fico feliz em ver este grande número de crianças, jovens e pessoas mais idosas praticando a capoeira, uma arte que nasceu com nossos antepassados africanos aqui no Brasil. Hoje é o grupo do Abadá que está fazendo este grande encontro, amanhã será outro, e por aí vamos caminhando, apoiando todas as formas de cultura presentes na cidade. Esta é a função de toda fundação cultural”, acredita ele.
X Jogos do Interior do Abadá Capoeira em Angra
Centenas de capoeiristas participaram das competições, palestras e cursos