Premiação do Concurso Natal Luz e Arte

A comunidade do Provetá ganhou uma viagem para Gramado e a da Vila Histórica, para São Lourenço

Terça-Feira, 21/06/2011 | .

Com o objetivo de resgatar o espírito natalino, incentivar a criatividade e integração das comunidades, decorar a cidade e preservar o meio ambiente, a Prefeitura de Angra lançou o Concurso Natal Luz e Arte, onde diversas comunidades do município confeccionaram 11 árvores de Natal feitas com garrafas PET no Natal de 2010.



 O projeto foi realizado pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, através da Subsecretaria de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas, em parceria com a Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia e a Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar).



 Onze comunidades participaram do concurso. Cada equipe, formada por até 20 pessoas, dedicou-se integralmente à confecção de árvores de Natal com garrafa PET. São elas: Ariró, Belém/Ribeira, Bracuí, Camorim Grande, Cantagalo, Frade, Glória I, Monsuaba, Monte Castelo, Vila Histórica de Mambucaba e Praia do Provetá, na Ilha Grande. No total foram utilizadas mais de 100 mil garrafas PET na montagem das 11 árvores, todas com 6 metros de altura e 4 m de diâmetro.  
 O resultado do esforço e do trabalho coletivo foi exposto ao longo da Rodovia Mário Covas, na Praça Amaral Peixoto e no Provetá.



 Para compor a comissão julgadora, a Prefeitura de Angra convidou a artesã Aparecida de Cássia, o empresário e mecenas de artes Darcy Gomes; a historiadora Ednéa do Marco Pascoal; a arquiteta Kátia dos Santos e o artista plástico Paulo de Lira. Os jurados avaliaram criatividade, complexidade na técnica de confecção, harmonia e estética do conjunto, participação da comunidade, impacto visual da decoração, cumprimento do prazo de entrega e atividade cultural. As normas do concurso foram previstas no Decreto 7.609, publicado na edição 281 do Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis de 1º de outubro de 2010.



 Como parte integrante da premiação pelo esforço desempenhado, todas as equipes participantes do projeto foram contempladas com um almoço e um passeio pela Baía da Ilha Grande realizado no dia 09/04/2011 (sábado).



 E no fim de semana de 17 a 19 de junho foram realizados os passeios para as quatro primeiras colocadas, cuja premiação consistiu em pacotes de viagens a diversas cidades turísticas, incluindo transporte, alimentação e hospedagem.



 A divulgação do resultado do Concurso Natal Luz e Arte 2010 foi realizada no dia seis de janeiro de 2011, à meia noite, na Praça Nilo Peçanha, no Centro, durante as comemorações alusivas ao aniversário da cidade e publicada no Boletim Oficial nº 298, de 28/01/2011 do município.


Comunidade do Provetá viaja para Gramado


 Segundo a coordenadora do grupo que participou do concurso na Praia do Provetá, Ilha Grande, Salete das Neves, a viagem foi inesquecível. Ela contou que foi a primeira viagem de avião das 19 mulheres e do único rapaz do grupo, que doaram seu tempo durante os três meses, diariamente, na Associação de Moradores, onde a árvore de Natal mais bela do município foi produzida.



 – Quando começamos a fazer a árvore, nem tínhamos atentado ao prêmio. Queríamos mesmo era enfeitar nossa praça. Mas foram dias de princesa! Nunca havíamos viajado assim para um lugar tão lindo, e curtimos dias maravilhosos com nossos amigos. Agradecemos muito ao prefeito Tuca Jordão e à subsecretária de Parques e Jardins, Elisabeth Brito, que nos proporcionaram essa oportunidade. Isso mostra que mesmo estando longe do Centro, não fomos esquecidos – falou Salete, que contou ainda sobre os locais visitados pelo grupo em Gramado.



 – Visitamos famosos pontos turísticos como o Parque do Caracol, Minimundo, Lago Negro, onde andamos de pedalinho, fábricas de chocolate, de geléia de cereja, chimarrão, fubá artesanal. Comemos muita comida típica nos cafés coloniais e ouvimos muita música gaúcha – contou Salete.



 Interessante foi a ênfase da coordenadora ao afirmar que a comunidade do Provetá inteira se sentiu presenteada e viajada, mesmo que apenas 20 pessoas tenham sido agraciadas. – Nós sonhávamos em viajar de avião e ficávamos observando os que passavam no nosso céu. A comunidade inteira ficou feliz pela gente – enfatizou ela.



 – As duas comunidades mais organizadas foram a do Provetá e a da Vila Histórica de Mambucaba, que ganhou o segundo lugar e uma viagem a São Lourenço, em Minas Gerais. Além da árvore, as comunidades tiveram que realizar um evento comemorativo do Natal e capricharam em suas produções – frisou a subsecretária, que contou sobre o auto de Natal realizado no Provetá com muita música e teatro.

Secretarias relacionadas: