Em uma cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na terça-feira, 21, o aluno Thiago Burnagui Leitão, da Escola Municipal Raul Pompeia, em Monsuaba, e da UTD (Unidade de Trabalho Diferenciado) de Angra dos Reis, recebeu a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O evento contou com a presença da presidente da República Dilma Roussef e dos ministros da Educação, Fernando Haddad; da Ciência e Tecnologia, Aloisio Mercadante; da Pesca, Luiz Sérgio; da Comunicação Social, Helena Chagas; o governador em exercício do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Na premiação estavam os 504 medalhistas de ouro da competição, que é voltada para alunos da rede pública que estejam cursando séries do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, além dos pais dos alunos, como os do Thiago, de apenas 12 anos, que também foi prestigiado pela secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Angra, Luciane Rabha, diretora da escola Wanda Lúcia Irineu, orientadora pedagógica Cláudia Menta e pelo seu professor de matemática, David Fernandes.
A presidente Dilma foi muito carinhosa com todos os medalhistas e cumprimentou-os um a um durante a entrega das medalhas. Ela perguntou sobre a profissão desejada de cada um e retribuía com um beijo e poses para fotos.
– Eu perguntei sobre o que eles querem ser e a maioria respondeu que queriam seguir a engenharia ou a matemática mesmo. Destaco que o domínio da matemática é essencial para o desenvolvimento de nosso país e que é pré-condição de avanço do desenvolvimento, essa capacidade dos brasileiros em agregar saber e conhecimento ao que se produz – falou a presidente, que lançou um programa de seleção para a concessão de 75 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes de nível superior que começará no próximo semestre.
O programa contará com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por 40 mil bolsas - o investimento será de US$ 936 milhões (R$ 1,47 bilhão). O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concederá as 35 mil bolsas restantes.
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Angra dos Reis, Luciane Rabha estava orgulhosa pela conquista do aluno do município e falou que é o resultado de um bom trabalho da escola e do esforço do próprio medalhista. – Não posso esquecer de mencionar a família do Thiago, que é muito presente e o apoia bastante. Nosso objetivo é aumentar a nossa participação a cada ano. Desde o início da Obmep já tivemos nove premiações, e apenas em 2008 não tivemos nenhuma. Vale destacar que a E.M. Raul Pompeia teve três alunos premiados. Além do Thiago, tivemos duas menções honrosas aos alunos Ana Gabrielle Carvalho da Costa e Patrick de Souza – contou a secretária.
Segundo os pais do medalhista de ouro de Angra, Adilson Leitão e Lorite Burnagui Leitão, o filho Thiago, que na Obmep de 2009 foi medalhista de prata, sempre foi empenhado e esforçado e desenvolveu o gosto pela matemática na escola onde estuda, através dos professores Alice e David. – Ele sempre estudou em escola pública e nunca nos deu trabalho algum, pelo contrário, às vezes temos que pedir a ele para brincar, pois ele gosta mesmo é de pesquisar na internet e estudar – contaram os pais, que agradeceram o apoio da Secretaria de Educação e principalmente do professor David.
– Devemos muito ao professor, que o incentivou, desde que o levou para a UTD, há dois anos, onde ele participa da oficina de matemática – contaram os pais do garoto, que nasceu em Mauá, em São Paulo, e reside há quatro anos com os pais em Angra.
O professor David Fernandes estava todo feliz pelo resultado do esforço de seu aluno, que, segundo ele, é um bom ouvinte. – Ele ouve nossos conselhos. Sempre que indico o caminho a seguir, ele é humilde e ouve bastante. Fico honrado e sei que além de medalhista, ele tem a garantia de que, quando entrar para a universidade, poderá ganhar uma bolsa de iniciação científica universitária e, por conseguinte, um mestrado – lembrou o professor.
O aluno estava radiante pela vitória e, pela pouca idade, vislumbrado com a grandiosidade do evento, mas agradecido pelo apoio da escola e do professor.
– Eu estou muito feliz e vou estudar muito para ganhar mais medalhas. Agradeço aos meus pais, meu irmão pelo incentivo e meu professor que acreditou no meu potencial – falou Thiago.
O município também foi agraciado através de outros alunos da rede, que ganharam também menções honrosas, como Bruna de Oliveira Francisco e Thairini da Fonseca Cruz, alunas dos professores Charles Alberto Moreira e Alcides Leandro Alves, da E.M. Profª Cleusa Fortes de P. Jordão; Gustavo Duarte de Carvalho Rodrigues, aluno do professor Arthur Pinto da Silva Neto, da E.M. Alexina Lowndes; e Bruna Cordeiro de Oliveira, aluna do professor Mauro Sérgio Baptista de Souza, da E.M. Profª Tânia Rita de O. Teixeira.
Sobre a olimpíada de 2010
Na sexta edição da Olimpíada, foram premiados 3,2 mil alunos com 504 medalhas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze. Os medalhistas receberão bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) por um período de 12 meses. Além disso, os medalhistas de ouro poderão participar da Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci).
Também foram premiados 127 professores com placas de homenagem e coleções de livros e 100 escolas municipais ou estaduais foram contempladas com kits de material esportivo, livros e vídeos para a composição de biblioteca básica em Matemática e Ciências.
Nesta edição, mais de 19,6 milhões de alunos se inscreveram em 44.717 escolas públicas de 5.518 municípios do país (99,2%% do total). Esses números representam um recorde de participação no evento, que em sua primeira edição, em 2005, contou com a inscrição de 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas do país.
Aluno angrense é ouro em Matemática
Thiago Leitão representou Angra na cerimônia que contou com a presença da presidente presidente Dilma