Combate à dengue continuou na semana do feriado

Marinas e Vila Nova foram os bairros visitados na quarta-feira

Quarta-Feira, 22/06/2011 | .

A Prefeitura de Angra continuou o combate à dengue por toda a cidade, através dos mutirões feitos pela Fundação de Saúde (Fusar). Na quarta-feira, dia 22, os agentes de combate a endemias e de controle de vetores foram aos bairros Marinas e Vila Nova, em uma nova ação de prevenção e combate à dengue. Segundo a Diretoria de Vigilância Ambiental da fundação, do total de 1.750 imóveis, foram visitados 939 e os 55 funcionários que trabalharam nas localidades não puderam entrar em 811, por estarem fechados.


O trabalho contra a doença vem sendo intensificado em toda a cidade. Na terça-feira, dia 21, os agentes de combate a endemias e os de controle de vetores estiveram no Camorim. Eles realizaram os serviços de borrifação de inseticida (conhecido também como “fumacê), visitas domiciliares, uso de larvicida e divulgação de informações sobre a dengue junto aos moradores. Foram trabalhados 911 imóveis e não puderam ser visitados 582. As equipes que atuaram na terça-feira contaram com a presença de 41 profissionais.


Paralelamente ao trabalho reforçado neste ano, a Fusar já está fazendo o planejamento para 2012. Na segunda-feira, dia 20, foi realizada uma reunião, na sede da fundação, com representantes das secretarias de Fazenda, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com a subsecretaria de Transportes e Trânsito e demais integrantes da equipe de saúde. Segundo a presidente da Fusar, Maricelma Datore, o objetivo foi “formar um grupo de trabalho para fazer o planejamento da prevenção em 2012”. Ela disse que já há uma preocupação, em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro, com a possibilidade de ocorrer uma epidemia de dengue no próximo ano.


Por conta disso, a prevenção à doença não para na semana do feriado de Corpus Christi. Segundo o diretor de Vigilância Ambiental da Fusar, Leonardo Almeida, o serviço continuou nos dias 23 (Japuíba) e 26 de junho (Frade). A supervisora Geral de Campo, Marcília Oliveira, reforça o pedido da Prefeitura de Angra à toda a população, para que não deixe acumular água em pneus, recipientes como garrafas e vasos de plantas, entre outros, que ficam expostos à chuva. Se isso acontece, surgem novos focos do Aedes aegypti, o mosquito que transmite a dengue.


Além dos mutirões na semana do feriado, a Prefeitura de Angra, através da Fusar, prossegue ainda no fim do mês de junho com os mutirões de combate à dengue nos dias 28 (em Nova Angra) e 29 (Parque Mambucaba, morros da Carioca e do Abel).

Secretarias relacionadas: